Muitos viajantes, principalmente os que estão começando a viajar de avião, possuem dúvidas sobre qual o melhor momento para comprar uma passagem aérea, quais fatores se deve considerar, com quantos dias de antecedência da viagem e como obter as melhores promoções.

Se você também tem essas dúvidas, esse artigo é para você. Confira algumas dicas:

Entender a alta temporada

Se o intuito é conseguir um desconto, o primeiro passo para levar em consideração é a época do ano. No Brasil, existe o período de alta temporada, que vai de julho até janeiro.

Esses meses envolvem férias escolares, feriados e festas de fim de ano, por isso, é o período onde mais pessoas viajam e maiores podem ser os custos de viajar.

Em outros países, a alta temporada pode ocorrer em datas diferentes, e então você pode gastar mais com alimentação, estadia, passeios e afins.

Passagem com antecedência

Decidindo a data da viagem, você pode fazer a reserva da sua passagem, comprando presencialmente ou via internet. Se optar por viajar em alta temporada, quanto antes comprar, melhor é. As datas de antecedência, nesse caso, costumam ser de 60 a 120 dias.

Se o intuito é viajar em baixa temporada dentro do Brasil, o mais indicado a se fazer é comprar a passagem de 45 a 25 dias antes da data desejada, isso porque, por ser baixa temporada, poucas pessoas podem desejar essa viagem, com isso, chegando próximo da data e tendo poucos passageiros a companhia aérea libera grandes promoções para preencher o voo.

No caso de viagens internacionais a antecedência deve ser de 60 a 30 dias.

O problema de comprar passagens com muita antecedência

O problema em adquirir passagens muito tempo antes da viagem são os imprevistos, tanto pelo passageiro quanto pela companhia aérea, que pode alterar detalhes do voo, como horários e datas. Então, a antecedência é necessária, mas deixa de ser inteligente se for feita de forma exagerada, como muitos meses antes da viagem.

Comprar passagens sem antecedência

Ainda temos o efeito contrário, quando o passageiro resolve comprar a passagem muito perto do dia da viagem, com o mínimo de antecedência. O problema nesse caso é que o preço tende a subir.

Vamos supor que você resolva viajar de última hora e adquirir sua passagem um dia antes da viagem, assim, a companhia aérea entende que sua viagem é emergencial e que você pagará o quer for preciso para embarcar. Ou seja, valores altos e poucas opções de voos.

Comprar passagens com sistema de milhas

As companhias que trabalham com sistema de milhas oferecem uma ótima oportunidade de economia na hora de viajar, portanto, apostar em empresas que trabalham com esse tipo de serviço de passagem é uma ótima ideia para quem viaja sempre e deseja economizar.

Então, resumindo, não deixe para comprar sua passagem de última hora, mas também não compre com meses de antecedência. Sempre leve em conta a alta ou baixa temporada no destino que você deseja, além de checar detalhes e horários dos voos que podem te favorecer.


0 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: