Se a viagem das próximas férias inclui o novo integrante da família, fique calma. A principal questão na hora de viajar com bebês é o planejamento com antecedência e se atentar à documentação necessária. Para te ajudar nessa missão, listamos algumas dicas para viajar pela primeira vez com um bebê.
Idade mínima
As companhias aéreas só transportam recém-nascidos a partir do 7° dia de vida. A partir disso, não existe idade mínima para viajar, mas os pediatras recomendam esperar a criança completar três meses. Esse período é suficiente para tomar as principais vacinas como a BCG (contra tuberculose) e a meningocócica C conjugada (contra meningite e outras infecções).
Porém, é importante consultar o pediatra do bebê e verificar todas as recomendações.
Documentação necessária
Para viagens nacionais, é preciso apresentar o documento de identidade da criança ou a certidão de nascimento.
Para viagens internacionais, é necessário se atentar a obrigatoriedade do passaporte e do visto de turista para o destino escolhido.
Cuidados durante o voo
- Procure dar prioridade à voos que coincidam com o período de sono do bebê. Para trajetos longos, prefira voos noturnos.
- É permitido que crianças de até dois anos viagem no colo, normalmente pagando por uma passagem irrisória – valor de, no máximo, 10% da tarifa do adulto. Mas o valor depende para cada companhia aérea.
- Em viagens longas é difícil levar a criança o tempo todo no colo. Por isso, entre em contato com a companhia aérea e verifique a possibilidade de reservar um bercinho a bordo. A maioria cobra taxa pelo berço. Outra alternativa é embarcar com um bebê conforto ou cadeirinha e devem ser certificados pela Aviation Child Safety Devide.
- Escolha destinos que não sejam isolados de hospitais, por exemplo, em casos de eventuais emergências médicas.
- Carregue o endereço e telefone do centro de saúde mais perto do hotel. Tenha em mãos o telefone do seguro viagem e o contato do pediatra do bebê, que pode ajudar com eventuais dúvidas.
Bagagem de mão
Ter alguns utensílios na hora do voo pode facilitar e muito o bem-estar do seu bebê. Confira algumas dicas do que levar consigo no avião:
- 1 ou duas mamadeiras vazias
- Leite artificial (caso use)
- Papinhas (caso a companhia aérea não ofereça – confirme com a aviação com, no mínimo, 48 horas antes do voo)
- Chupeta
- Fraldas
- Lenços umedecidos, toalha ou algodão para higiene
- Pano de boca
- Travesseiro
- Coberta ou blusa de frio
- Brinquedos silenciosos
- Duas trocas de roupa
- Medicamentos que são rotineiros
Outras dicas
A movimentação do avião pode causar vertigens, náuseas e até vômito. Por isso, consulte o pediatra antes da viagem e, se necessário, medique o pequeno contra esses sintomas 40 minutos antes de embarcar.
Outro incômodo comum na hora do voo é a dor de ouvido, por conta da pressão, principalmente nos menores de dois anos. Para isso, os pediatras indicam que ofereça líquidos enquanto o avião está sob pressurização. A mãe pode ofertar o leite materno, ou suquinhos e mamadeira. Dessa forma, os ouvidos tendem a doer menos e a viagem ocorre de forma mais tranquila.
0 comentário