Além de paisagens lindas e bem diferentes das que estamos acostumados, a Europa tem uma vantagem que deixa os turistas bastante empolgados: é possível conhecer várias cidades em uma única visita. Isso porque, além da proximidade, é muito fácil se locomover pelas cidades europeias.

 

E em Lisboa, não poderia ser diferente. Visitar a cidade e todos os seus encantos já é um excelente passeio. Mas conhecer os arredores é uma forma de aproveitar ainda mais a viagem. Listamos alguns dos lugares que ficam bem pertinho de capital lusitana e podem ser conhecidas em um dia, no famoso bate e volta. Confira!

 

03.1 Sintra Lisboa

 

Sintra

Para chegar a Sintra, basta pegar um trem (ou comboio, como dizem os portugueses) na Estação Rossio e, em 40 minutos, você estará na cidade dos castelos e das montanhas. Sintra possui muitos dos famosos castelos de Portugal. Entre eles, o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, o Palácio de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra e o místico Palácio Quinta da Regaleira. Este último é conhecido por ser um monumento para lá de enigmático. Há quem acredite que no jardim há muitos símbolos relacionados a Ordem dos Templários, à Maçonaria e à Rosa-Cruz. Verdade ou não, vale a visita.

 

O centro de Sintra também é um charme a parte. Pequeno, mas muito interessante, o centrinho é lotado de bares, restaurantes, lojas e cantinhos lindos por todos os cantos.

 

03.2 Óbidos Lisboa

 

Óbidos 

Sair da moderna Lisboa e, em uma hora, chegar a uma vila medieval é privilégio para poucos. Óbidos tem uma muralha que circunda a cidade e todo o charme de ruelas antigas, que parecem saídas de um filme. Casinhas brancas, igrejas e muitas flores deixam Óbidos ainda mais atraente.

 

O ponto alto da cidade é a capela dedicada à Padroeira de Óbidos. Com o tema da Paixão de Cristo, a capela é feita com azulejos de 1740-1745. O artesanato local também chama a atenção, além do majestoso Castelo de Óbidos.

 

03.3 Nazaré Lisboa

 

Nazaré 

Partindo de Lisboa, é possível chegar a Nazaré em menos de duas horas. A vila é um dos lugares mais charmosos do país e recebe milhares de turistas todos os anos. Considerada uma terra de pescadores, Nazaré tem uma culinária forte e é também conhecida por sua beleza natural.

 

Nazaré também é grande conhecida dos surfistas. É lá que ficam as enormes ondas tão famosas mundo afora. É na Praia do Norte que os mais aventureiros se arriscam surfando uma das maiores ondas do planeta.

 

03.4 Alentejo Lisboa

 

Alentejo

Um pouco mais afastada dos que as demais, a região do Alentejo é famosa pelos seus vinhos e azeites. Afastado de Lisboa a cerca de duas horas de carro, o Alentejo é considerado por muitos, a região mais bonita de Portugal.

 

Sua capital, Évora, conta com castelos e enormes campos de vinhedos. Destino ideal para quem não abre mão de um bom vinho e de ficar bem perto da natureza.