Lisboa tem atraído cada vez mais brasileiros. E uma das coisas que mais chama a atenção, além da simpatia dos portugueses e da proximidade com a língua é a culinária. A gastronomia portuguesa é aclamada no mundo inteiro e encanta tanto os turistas a ponto de fazê-los visitar o país só para conhecer pratos e restaurantes tradicionais.

E a capital está cheia de opções para os amantes da boa cozinha. Desde casas antigas, como o restaurante que era o favorito do ilustre Fernando Pessoa, a locais moderninhos que mesclam tradição e novos sabores enchendo os olhos (e a barriga) de quem não abre mão de comer bem.

Fizemos um pequeno roteiro de alguns restaurantes imperdíveis em Lisboa para provar o que há de melhor na culinária portuguesa. Confira!

03.1 Lisboa

 

Café Martinho da Arcada

Localizado na Praça do Comércio, uma das principais de Lisboa, o Café Martinho da Arcada, mais do que uma excelente cozinha, tem muita história. Além de ser o café mais antigo da cidade ainda em atividade, o restaurante tem sua história ligada à literatura portuguesa. O local, inaugurado em 1782, tinha como um de seus muitos frequentadores, o mundialmente famoso poeta Fernando Pessoa e conta com várias homenagens a ele, como fotos e objetos.

No cardápio, o Bacalhau à Martinho e as Sardinhas Fritas são especialidades da casa. E a carta de vinhos (portugueses, é claro) são um show a parte. Com tanto sucesso, é preciso fazer reserva antes de ir, principalmente no verão e na primavera.

http://martinhodaarcada.pt/

 

Jose Avillez Group food and restaurants  photography.

 

Cantinho do Avillez

Um dos mais aclamados chefs lisboetas, José Avillez alcançou a marca de nada menos do que 20 restaurantes com a sua assinatura. Em Lisboa, o Cantinho do Avillez conta com um ambiente despojado, sem pompa e com cantinhos para lá de descolados.

O menu é famoso por ceder aos sabores tradicionais da cozinha portuguesa, um toque de requinte e modernidade. Os clássicos portugueses como o Bacalhau e o Porco Alentejano ganharam releituras e surpreendem mesmo àqueles que possuem o paladar mais apurado. É preciso reservar pelo site.

https://www.cantinhodoavillez.pt/pt/

 

03.3 Lisboa

 

Mercado da Ribeira/Time Out Market

Como todo mercado regional, o Mercado da Ribeira, atualmente Time Out Market, conta com diversos stands de restaurantes aprovados pelos críticos gastronômicos da revista Time Out, e servem comida de qualidade em porções reduzidas, a preços relativamente camaradas. A dica é provar um pouquinho de cada coisa. Uma verdadeira experiência gastronômica em Lisboa que os apreciadores da boa culinária não podem deixar de conhecer.

https://www.timeoutmarket.com/lisboa/