Pensar em Portugal e não lembrar do bacalhau é tarefa impossível. A iguaria por lá é servida de mil e uma maneiras diferentes. Todas elas muito saborosas e bem preparadas. Lisboa, como a capital desse país que tem uma gastronomia tão conhecida e aclamada, concentra um grande número de restaurantes especializados em pratos de bacalhau.

Para os portugueses, de tanto apreço pelo ingrediente, ele já ganhou até apelido carinhoso. Em terras lusitanas, o bom e velho bacalhau é conhecido como fiel amigo. O fato é que o bacalhau caiu nas graças dos portugueses e hoje são eles os maiores consumidores mundiais do peixe. E com tanto amor pelo alimento não é de se espantar que tenham surgido milhares de receitas, uma mais gostosa que a outra. O jeito é experimentar para saber qual é o seu prato preferido com bacalhau.

Listamos restaurantes em Lisboa que guardam receitas super especiais por esse ingrediente tipicamente português. Não deixe de conhecer e experimentar.

 

02.1 Lisboa

 

João do Grão

O João do Grão serve o há de mais saboroso na culinária portuguesa, com destaque para os pratos de bacalhau. O tradicional restaurante é conhecido por oferecer o melhor Bacalhau na Brasa de Lisboa. Além de atendimento impecável, a casa é conhecida por ter uma excelente carta de vinhos.

http://joaograo.pai.pt/

 

02.2 Lisboa

 

Tasca da Esquina

Com uma varanda encantadora, a Tasca da Esquina já ganha pontos pelo design moderninho e acolhedor. O conceito da cas é servir pratos da tradicional cozinha portuguesa com toques contemporâneos. O carro-chefe é o lombo no forno: uma posta de bacalhau alta e macia, que desmancha ao simples toque do garfo. Mas também há outras receitas como as lascas com batata e ovo, com ovo e ervas, à Bráz e tantos outros.

https://tascadaesquina.com/

 

02.3 Lisboa

 

A Casa do Bacalhau

Longe do circuito turístico de Lisboa mas, nem por isso menos visitada, a Casa do Bacalhau conta com mais de 20 receitas. Todas levando bacalhau. Além das tradicionais como o Bacalhau a Zé do Pipo, à Brás, à Gomes de Sá e à Lagareiro, a casa tem ainda raridades como carpaccio e empada. Localizado em uma antiga cavalariça de um palacete datado do século 18, a Casa do Bacalhau tem salas elegantes e tetos abobadados.

 

02.4 Lisboa

 

Solar dos Presuntos

Aberto em 1974, o Solar dos Presuntos é um clássico de Lisboa. A especialidade da casa é o Bacalhau assado à Portuguesa, mas também faz grande sucesso entre os clientes a versão à lagareiro, feita na brasa e acompanhada de batatas a murro e legumes. Enquanto espera os pratos, os visitantes podem optar pelos famosos pastéis de bacalhau e as pataniscas, lascas fritas com uma massinha de farinha e ovos.

http://www.solardospresuntos.com/pt-pt/bemvindo.aspx