Viajar é trocar a roupa da alma, já dizia o poeta Mário Quintana. E parece que os brasileiros têm levado essa frase realmente a sério. O número de turistas brasileiros que visitam outros países tem crescido significativamente. Viajar ficou mais fácil. Se antigamente conseguir comprar uma passagem de avião era para poucos e privilegiados, hoje trata-se de algo muito mais fácil de ser adquirido. Com valores mais atrativos e facilidades maiores (como os programas de fidelidade e as empresas que oferecem milhas, por exemplo) viajar se tornou mais simples e, por que não dizer, necessário.

Mas, como planejar sua viagem para a Europa? Por ser um continente tão diverso e plural pode ser difícil fazer um planejamento. Por isso montamos um guia que vai te ajudar a programar os passos da sua viagem e torná-la inesquecível. Confira!

passagens-aereas-veneza-capa2019-02

Escolha seu(s) destino(s)

O primeiro passo é escolher os locais a serem visitados. Em meio a tantas ofertas do que conhecer, é preciso ter bem claro em mente o propósito da viagem. Escolha os países e cidades que deseja conhecer e lembre-se de que o ideal é que eles sejam próximos um do outro ou de fácil acesso.

visto

Cheque a documentação necessária

Com os destinos escolhidos, é hora de checar tudo o que você precisa levar de documentação. Em geral, na Europa, o seguro viagem é exigido. Além disso, é preciso checar a validade do passaporte, já que, em alguns países é preciso ter um tempo específico antes da data de expiração. Além disso, dependendo do país, vacinas e outras exigências podem ser necessárias.

dolar-hand

Verifique a moeda e acompanhe a sua cotação

Embora o euro seja a moeda mais comum nos países da Europa, ele pode não ser a do seu destino. Na Suíça, por exemplo, a moeda é o franco suíço, na Inglaterra, é utilizada a libra e na Dinamarca, a coroa dinamarquesa. Fique atento a moeda de cada país para não ter surpresas e acompanhe sempre a sua cotação para garantir melhores valores.

checkin-hotel

Compre suas passagens e reserve seu hotel

Parece óbvio dizer, mas muitos viajantes acabam por deixar para comprar a passagem em cima da hora. Assim, deixam passar promoções e acabam por pagar tarifas mais elevadas. O mesmo acontece com a passagem. Principalmente se você estiver viajando em alta temporada, comprar o bilhete e reservar o hotel com antecedência é fundamental.