Não é à toa que Portugal tem ganhado prêmios como um dos melhores destinos turísticos do mundo nos últimos anos. O país aprendeu como ninguém a receber bem os viajantes, oferecendo passeios sensacionais e toda a estrutura mesmo para quem tem pouco tempo para aproveitar as belezas lusitanas. Se você só tem uma semana disponível para viajar, saiba que dá para fazer um roteiro bem completo entre a capital Lisboa e a cidade do Porto, mais ao norte. Sem pressa, e ainda conhecendo alguns tesouros no meio do caminho, você consegue aproveitar bem essa ‘miniférias’, sem correria. Confira as dicas abaixo:

 

Dias 1 e 2 – Lisboa

Em um par de dias inteiros por Lisboa, você consegue conhecer o melhor que a capital portuguesa tem a oferecer. É uma delícia passear pelo centro explorando o Castelo de São Jorge, o Largo do Rossio, a Rua Augusta, o elevador Santa Justa e a Praça do Comércio. À noite, não deixe de conhecer o bairro da Alfama, famoso pelas ruelas de arquitetura antiga e os restaurantes onde dá para comer ao som de fado. No outro dia, aproveite para visitar as grandes atrações mais a oeste do Rio Tejo, como a Torre de Belém, o monumento Padrão dos Descobrimento e o Mosteiro dos Jerônimos. Não vá embora sem provar um autêntico Pastel de Belém! Você ainda pode aproveitar o dia para passear pelo bairro boêmio da Baixa-Chiado, conhecer o Mercado da Ribeira e assistir ao pôr do sol no Cais do Sodré. Irresistível!

02.1

Dia 3 –  entre Sintra e Cascais

Dia de seguir em direção à praia! A viagem dura menos de uma hora e dá para ir de carro ou mesmo de trem. Você pode começar o dia aproveitando o mar calmo de Cascais. Se não estiver calor, um bom passeio pela orla das Praias da Rainha e da Ribeira já encanta. Ainda em Cascais, vá até o Farol de Santa Marta e à belíssima Boca do Inferno, onde o mar e as rochas se encontram numa paisagem natural de tirar o fôlego. Já em Sintra, aproveite para passear pelo centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e visite o palacete Quinta da Regaleira, com seus jardins e a impressionante torre invertida.  Bem perto está o belíssimo Palácio da Pena, cartão-postal da cidade.

02.2

Dia 4 – Viagem de carro – Óbidos e Coimbra

Um dia agradável para sair cedo e cair na estrada. Deixando Lisboa em direção a Porto, você pode fazer uma parada em Óbidos, uma charmosa cidade medieval famosa pela muralha bem conservada e o castelo com lindas vistas. Passear pelas ruas estreitas é um prazer. Não deixe de provar a bebida típica de Óbidos, a Ginjinha, um licor de cereja servido num copinho de chocolate. Seguindo em direção ao norte, você ainda pode parar em Coimbra, a antiga capital portuguesa onde está a universidade mais tradicional do país. Não deixe de visitar a impressionante Biblioteca Joanina e a Sé Velha, uma catedral cheia de tesouros. Mais tarde, chegada à cidade de Porto.

02.3

Dias 5 e 6 – Porto

No primeiro dia, desbrave o centro da cidade onde vai encontrar a belíssima Estação São Bento, decorada com os icônicos azulejos em tom de azul, a Torre dos Clérigos, onde você pode subir para ter uma linda vista da cidade, a famosa Livraria Lello e Irmão, inspiradora dos livros de Harry Potter, além da bela Sé do Porto. Descendo em direção ao rio Douro, você vai se encantar com a vista da Ponte D. Luis ao lado da Ribeira. Ali também fica o cais da Vila Nova de Gaia, famosa pelas dezenas de caves de vinho, onde você pode experimentar e comprar todas as variedades de vinho do Porto. No segundo dia, que tal um passeio pelo Rio Douro até as vinícolas produtoras de vinho? Vale a pena contratar um passeio que leva à região produtora e inclui ainda um passeio de barco pelo rio. Uma delícia!

02.4

Dia 7  – volta a Lisboa por Aveiro

Se você vai embarcar de volta ao Brasil por Lisboa, pode voltar à capital fazendo ainda uma parada especial pelo caminho. Conheça a bela Aveiro, cidade considerada a “Veneza portuguesa”. Além de se encantar com o colorido da arquitetura no centro, faça um passeio de ‘moliceiro’, uma espécie de gôndola que passa pelos canais e pontes de Aveiro. Não vá embora antes de experimentar o doce típico da cidade, os ‘ovos moles’.

02.5