Explorar a Espanha é descobrir vários países dentro de um só. Cada região tem características muito específicas e originais, que vão dos pratos típicos até o jeito de falar. Por isso cada viagem é uma aventura cultura totalmente diferente. O melhor é que é possível fazer a maioria das viagens de carro em poucas horas ou em confortáveis trens. Desde Madrid, a maioria conta com conexões de trem de alta velocidade.

Confira abaixo as dicas de cinco cidades espanholas imperdíveis.

Sevilla

A capital da Andaluzia, no sul do país, é quente. E não só pela temperatura sempre acima da média, especialmente no verão. Também tem o calor humano que se sente pela hospitalidade e boa recepção dos andaluzes. A cidade surpreende pela beleza, e não é à toa que o centro histórico é cenário de vários filmes. Você vai se emocionar passeando pela grandiosa Plaza Espanha e visitando a catedral. As ruas estreitas e as casas floridas pintadas de branco são um convite a explorar a cidade a pé. Mas um dos grandes atrativos é o belíssimo Alcazar de Sevilha. A construção da época da invasão muçulmana impressiona pelos detalhes da arquitetura, pelos entalhes perfeitos na madeira, pelos salões majestosos e principalmente pelos jardins que só vendo para descrever. Valer a pena passar pelo menos um fim de semana em Sevilla.

05.1

Granada

É outra joia da Andaluzia que disputa com Sevilla o título de mais bela do sul da Espanha. Em Granada está uma das atrações mais visitadas do país: Alhambra. A fortaleza é mais uma herança da ocupação muçulmana na região, que durou do século VIII até o século XV. No mesmo lugar há vários palácios, uma vila, templos, igrejas e lindíssimos jardins. Vale a pena conhecer todo o complexo. Além de Alhambra, Granada ainda tem o emblemático bairro do Albaicín, patrimônio da Humanidade pela Unesco, que também preserva as características de época dos mouros. Não deixe de ver também a imponente catedral no centro da cidade. Imperdível!

05.2

Valencia

Um dos balneários mediterrâneos mais famosos da Espanha, Valencia oferece uma experiência completa ao viajante: praia, arquitetura histórica, cultura, gastronomia. E ainda é uma ótima opção para quem viaja em família! Valência é conhecida pelas vielas charmosas e pelos belos monumentos de seu centro histórico, como a Catedral, a Paróquia de San Nícolas, o palácio Lonja de la Seda (antigo mercado de seda da região) e o grande Mercado Central, cheio de lugares para comer e comprar produtos típicos. Um bom programa para adultos e crianças é a Cidade das Artes e das Ciências, um enorme complexo futurista desenhado por Santiago Calatrava onde estão um Aquário (o maior da Europa), o Museu de Ciências, um cinema, jardins e muito mais. Tem ainda as belas praias com calçadões convidativos para uma boa caminhada. Não vá embora sem provar uma autêntica paella valenciana e uma horchata, bebida refrescante feita à base de um tipo de amêndoas.

05.3

Bilbao

A cidade mais populosa do País Basco, no norte da Espanha, é cheia de atrações e ainda ponto de partida para outros pontos imperdíveis na região. A língua falada ali é o esquisito Euskera, mas em inglês e espanhol todos se entendem. É em Bilbao que fica o icônico Museu Guggeinheim, famoso pelas curvas futuristas desenhadas pelo arquiteto Frank Gehry. Além do visual único à beira do Rio Nervión, a coleção de arte contemporânea impressiona. Vale a pena se perder pelo centro antigo, onde estão a Catedral de Santiago, a Plaza Nueva e o Mercado da Ribera. Dedique um bom tempo a experimentar os famosos ‘Pinxos’, quitutes geralmente servidos sobre um pedaço de pão com um palitinho. Aliás, preste atenção na gastronomia da região, já que é reconhecida como uma das melhores do mundo. Saindo do centro de Bilbao, você pode visitar ainda a Ponte Colgante de Biskaya, as praias de Getxo e Bermeo, além da paisagem de San Juan de Gaztelugatxe, uma ilha com um monastério de pedra com um visual incrível, cenário da série de TV Game of Thrones.

05.4

Santander

A capital da Cantábria é um balneário fresco, arborizado, que também não deixa nada a desejar em matéria de história e cultura. Não deixe de visitar o museu Botín, uma obra de arte arquitetônica que parece flutuar sobre a baía de Santander e que rende fotos impressionantes. Pelo centro histórico, vale pena ver a Plaza Porticada, onde está o Mercado de Este, ótimo para experimentar a gastronomia local. Mais perto da praia, está o Palácio da Magdalena, onde você pode conferir vistas espetaculares do litoral, assim como a praia de Sardinero e os Jardines del Piquio. Num dia de calor, que tal experimentar as águas frescas do Mar Cantábrico? Bem perto de Santander você pode visitar as grutas de Altamira, onde estão algumas das mais incríveis pinturas pré-históricas do mundo, e a linda cidade medieval de Santillana del Mar. Se der tempo, vale a pena uma passadinha pela cidade de Comillas, onde o arquiteto Antoni Gaudí projetou uma de suas primeiras obras, o palacete El Capricho.

05.5