A capital espanhola é uma festa! Se você busca conhecer bem uma cidade europeia, com toda sua cultura e diversão em pouco tempo, Madrid é o seu lugar. Localizada bem no centro do país e com clima favorável a maior parte do ano, a cidade é todinha feita para encantar os viajantes, mas sem perder sua essência.

Sim, há muitos turistas, mas mesmo as áreas centrais mais movimentadas conservam o ar de ponto de encontro de toda a cidade, onde você vai encontrar desde mochileiros asiáticos até casais de idosos madrilenhos dividindo o balcão de algum bar enquanto pedem uma ‘copa’ ou uma ‘cerveza’ e provam alguma tapa (aperitivo oferecido de graça sempre que você pede uma bebida).

Com milhares de opções de hospedagem e um sistema de transporte que leva para todo canto da cidade, fica fácil aproveitar e se divertir sem enfrentar perrengues. Confira abaixo a sugestão de roteiro para cinco dias inesquecíveis pela capital espanhola.

 

Dia 1 – Centro – Retiro e Sol

Comece o seu passeio pelo famoso Parque do Retiro, uma ampla área verde bem próxima ao centro onde você pode relaxar e conhecer pontos muito conhecidos, como o Palácio de Cristal e o Estanque com o Monumento a Alfonso XII. Saindo do Parque pela Puerta de Alcalá (um lindo monumento em forma de arco), passe pela belíssima Praça das Cibeles e siga pela movimentada Gran Via, a Times Square de Madrid, onde estão localizadas muitas lojas, como a rede El Corte Inglés (grande loja de departamentos), além de teatros conhecidos pelos grandes espetáculos musicais. Termine o passeio na Puerta del Sol, o marco zero da cidade, considerado o grande ponto de encontro no centro. A praça é cercada de áreas interessantes para comer, beber ou tomar um café.

03.1

Dia 2 – Palácio Real  e Praça Mayor

A Espanha tem um rei, uma rainha e um lindo Palácio Real. Você pode começar o passeio conhecendo o Palácio e a catedral de Almudena, logo em frente. Depois, visite o Mercado de San Miguel, um point da gastronomia com todas as delícias tradicionais espanholas. Bem pertinho está a famosa Plaza Mayor, com sua arquitetura tradicional inconfundível que também virou ponto de encontro na cidade. Aproveite para experimentar um tradicional churros com chocolate em alguma das cafeterias da região.

03.2

Dia 3  – Museus

Reserve um dia para conhecer alguns dos museus mais importantes do mundo e que estão em Madrid. O Museu Reina Sofia concentra obras de artistas do século XX e contemporâneos como Picasso, Dalí e Miró. A grande atração é o quadro Guernica, obra-prima de Picasso em que retratou o horror do bombardeio à cidade basca durante a Guerra Civil. O Museu do Prado, que fica bem ao lado, é conhecido como uma das melhores pinacotecas do mundo com obras do século XV ao século XIX. Tem obras primas de El Bosco, Ticiano, Rubens, Goya e Velazquez. Desse último, não deixe de ver o clássico ‘As Meninas’, em que o pintor aparece como num espelho. Você ainda pode aproveitar o dia para passear pelo Teleférico de Madrid e conferir o pôr-do-sol no Templo de Debod, um antigo monumento egípcio levado a Madrid na década de 70.

03.3

Dia 4 – Toledo

Dia de sair de Madrid para conhecer essa joia medieval. Considerada Patrimônio da Humanidade, Toledo chama atenção pela arquitetura da Idade Média com seus castelos, ruas de pedra e muralhas. É a cidade do pintor El Greco e conhecida pela mescla de características cristãs, muçulmanas e judias. Não deixe de visitar a Catedral de Toledo, a Sinagoga Santa Maria la Blanca, a Mesquita do Cristo da Luz e o Alcazar. É possível chegar a Toledo de carro, ônibus e trem, e você pode fazer também um tour guiado para não perder nenhuma atração.

03.4

Dia 5 – Ávila e Segovia

As duas cidades também são Patrimônios da Humanidade e valem um dia inteiro de passeio. Ávila é conhecida por conservar uma grande muralha medieval que circunda o centro histórico cheio de atrações como a Catedral, a Plaza Mayor e a Basílica Romana de San Vicente. Em Segovia, você vai se encantar com o famoso aqueduto romano de 16km completamente preservado. Tem ainda a bela Catedral Gótica e o Alcazar, uma fortaleza medieval tão bonita que inspirou desenhos da Disney. Experimente o prato típico da cidade chamado Cochinillo.

Avila