Viajar pela Espanha é uma delícia para quem gosta de história, arte, arquitetura, belas paisagens e boas compras. Mas tem algo mais que torna o país um destino perfeito: a gastronomia. As comidas típicas espanholas conquistam pelo sabor, pela diversidade, pelas porções generosas e também pelo preço. Não é difícil encontrar restaurantes tradicionais que oferecem menus de almoço completos (com bebida e sobremesa) por menos de 20 euros.  Confira abaixo algumas das delícias que você vai adorar provar explorando a Espanha de Norte a Sul.

 

Tapas

Uma instituição espanhola. Quando você está num bar ou restaurante, ao pedir uma bebida o garçom sempre traz à mesa também um aperitivo, sem cobrar. A porção pequena varia, mas é comum receber um pratinho de pães com jamon, azeitonas ou as tradicionais ‘patatas bravas’, que são servidas com um molho apimentado, mas que nem é tão picante assim. Aproveite essas delícias!

01.1

Paella

Um símbolo da Espanha que não pode faltar na sua viagem! O arroz bem temperado com açafrão é, geralmente, a estrela do prato, mas na verdade há diversos tipos de Paella na Espanha. A mais tradicional, a Valenciana, geralmente leva carne ne coelho ou frango, ervilhas, tomate e muito azeite. Já a Paella Marinera é a que leva camarão, mariscos, mexilhões, lula, peixe e lagostins. É a mais procurada pelos viajantes! Tem ainda a paella mista, que agrega tanto carnes quanto os frutos do mar e ainda as de arroz negro, feito com tinta de lula. O que importante é que na Espanha você vai experimentar a verdadeira e nunca vai comer igual.

01.2

Tortilla

Um dos pratos mais típicos da culinária espanhola, a onipresente Tortilla de Patatas pode ser servida ou não em cima de um pão. Primeiro é preciso fritar as batatas cortadas em cubos pequenos. Depois se adiciona à frigideira uma mistura de ovos batidos (o nosso omelete). Dependendo do lugar, se coloca também cebola e até ‘chorizo’ (um tipo de linguiça defumada). Fica uma delícia e só os espanhóis sabem deixar a tortinha firme por fora e cremosa por dentro. Experimente!

01.3

Jamon y queso

O presunto espanhol é bem diferente do presunto tradicional brasileiro. O jamon espanhol é a carne do porco curada, um processo que dá um sabor forte e uma cor marcante às fatias, geralmente cortadas diretamente da pata do animal nos bares e restaurantes. Há diversos tipos, como o serrano e o ibérico. Fica uma delícia com os variados tipos de queijos produzidos na Espanha, como o queijo de ovelha curado ou o manchego.

01.4

Fabada Asturiana e Cocido Madrileño

Uma boa opção para os dias frios é um prato típico da região de Astúrias, no norte da Espanha. Trata-se da Fabada Asturiana, um cozido feito com feijões brancos (fabas) e com vários tipos de carne de porco, açafrão e embutidos, como chorizo e morcilla. É uma espécie de feijoada com sabor espanhol. Já o Cocido Madrileño leva grão de bico em vez das fabas, ótimo para os dias de muita fome.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Gazpacho e Salmorejo

Sopas frias são uma opção maravilhosa para os dias de calor, e os espanhóis sabem prepará-las como ninguém. O famoso Gazpacho, típico da região da Andaluzia, é gostoso para tomar de colher ou mesmo bebendo em uma caneca. É basicamente feito de tomates triturados, misturados com água, alho, cebola, vinagre, migalhas de pão e outros legumes como pepino e pimentão. Fica uma delícia! Também tem o Salmorejo, sopa fria também feita à base de tomates, alho e pão, mas que fica mais espessa, para comer de colher. Tudo regado com um saboroso azeite espanhol. Aproveite!

01.6

Postres

As sobremesas espanholas são uma perdição. Não deixe de experimentar os tradicionais churros servidos com uma caneca de chocolate quente, uma delícia para o café da manhã. Experimente também uma boa ‘tarta de queso’, um ‘arroz com leche’ e a ‘leche frita’, sobremesas irresistíveis feitas a base de leite. Os doces de Marzipã, tradicionais da cidade de Toledo, são também uma boa opção para levar de lembrança. Tem também a deliciosa ‘crema catalana’, a versão espanhola do clássico francês crème brûlée. A sobremesa é feita com creme de leite, raspas de laranja, canela e o toque final é a cobertura de açúcar caramelizado. Irresistível!

01.7

Vinos e Cavas

Não vá embora da Espanha sem experimentar os ótimos vinhos, produzidos principalmente na metade norte do país. Os mais famosos são da região de La Rioja, onde a uva mais usada é a do tipo Tempranillo. Há muitas variedades, mas a maioria são vinhos tintos encorpados e muito bem harmonizados com carnes, massas e cozidos. O melhor é que dá para visitar grandes vinícolas, fazer provas em bodegas e também comprar garrafas com ótimo preço. Se você vai à região da Catalunha, pode visitar também os produtores de Cava, o champagne tradicional espanhol. A qualidade impressiona, assim como os valores convidativos para levar algumas garrafas para casa. Tim tim!

01.8