Bariloche é um destino encantador em qualquer época do ano, até mesmo no verão, mas a maioria dos turistas brasileiros escolhe conhecer a cidade e as cordilheiras cobertas de neve. Por isso, definir a data da viagem pode gerar ansiedade e dúvida.

Quando é o inverno em Bariloche? Quando é possível pegar neve em Bariloche? Qual é a temperatura em julho? Ir para Bariloche em agosto é uma boa ideia? E em setembro? Chega de dúvidas, vamos às respostas!

Quando neva em Bariloche?

Na teoria, de junho a setembro. Mas há alguns pontos a considerar: as primeiras nevadas podem começar a cair no final de maio e início de junho, mas o volume ainda é muito baixo nessa época. É comum que haja um “atraso” para que a neve chegue de verdade, e como é necessário que ela se acumule para que as estações de inverno funcionem e para que os cerros fiquem realmente cobertos de neve, junho talvez não seja a melhor opção. Para uma quantidade satisfatória de neve nas montanhas, é preciso freqüência de precipitações, assim como intensidade.

Portanto, para aumentar as chances de pegar neve em Bariloche, programe sua viagem para julho (o mais “tarde” possível) até meados de setembro. E diante de todas essas características descritas, é possível arriscar dizer que Bariloche em agosto é uma ótima opção para quem quer diminuir as chances de se decepcionar com o tão esperado “encontro com a neve”.

inverno em bariloche

Mas entenda que ver e ter contato com a neve é diferente de presenciar uma nevada, que não acontece em todos os dias do inverno. Os dias em Bariloche durante esse período podem variar: sol e céu azul, assim como dias de muita chuva.

Obs.: é difícil prever com antecedência a melhor época de neve, porque as mudanças climáticas estão cada vez variáveis e diferentes fatores podem influenciar. Geralmente a previsão do tempo é mais certeira de um mês a duas semanas antes da data da viagem.

Inverno em Bariloche: qual é a temperatura média?

Agora vamos falar de frio: prepare as roupas! Bariloche no inverno tem temperaturas ligeiramente abaixo de 0ºC, se mantendo – geralmente – entre – 2ºC e 3ºC. A máxima pode chegar a 5ºC durante o dia. No alto da montanha e durante a madrugada, a temperatura normalmente é negativa. Durante o inverno o dia amanhece por volta das 8h e escurece às 18h.

Essa média de temperatura vale principalmente para julho, agosto e meados de setembro. Em junho a temperatura mínima está sempre próxima de 0ºC e a máxima em torno de 9ºC.

Alta temporada em Bariloche

Outro ponto que você pode levar em consideração são os preços durante o inverno. Julho é o pico da alta temporada, principalmente as duas semanas centrais, o que aumenta o valor das passagens, hotéis e passeios. Viajar para Bariloche no final de junho ou a partir da segunda quinzena de agosto já aumenta a possibilidade de pagar menos e de encontrar a cidade e os parques mais vazios.

Quer saber o que fazer em Bariloche durante o inverno? Veja nossas dicas aqui.

 

02 Banner Orçamento Personalizado (1)