Qual antecedência ideal para comprar as passagens para Gramado?

Quem vai para Gramado geralmente compra passagens aéreas com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, o mais próximo da cidade. Entre todas as dúvidas, uma das perguntas mais feitas pelos viajantes é: “Qual antecedência ideal para comprar as passagens?”, afinal, todo mundo quer pagar menos e os bilhetes aéreos costumam mudar de valor de acordo com a data da compra.

Já podemos adiantar que não há uma resposta exata que se adequará a todas as situações, mas algumas informações e dicas podem ser muito úteis na hora de comprar as passagens:

  • A maioria das pessoas acredita que comprar as passagens com muita antecedência é sempre a opção mais econômica, mas em viagens nacionais essa regra nem sempre se aplica.
  • Para as companhias aéreas é interessante os clientes que se adiantam, porque elas se beneficiam com a venda antecipada, por isso a recomendam. Mas nenhuma delas faz promoção com validade de seis meses ou um ano. Como há tempo, não se preocupam com a venda, por isso não têm motivo para colocar preços baixos.
  • Entre cinco e dois meses antes da viagem o valor fica estável e entre dois meses e três semanas antes, os preços costumam subir, portanto, para uma compra mais “segura”, sem correr o risco de pagar muito, compre com no mínimo dois meses de antecedência.
  • Tem quem fique esperando demais para conseguir uma promoção e acaba tendo que deixar para cima da hora, podendo pagar até 50% a mais do que quem se planeja.
  • As melhores promoções costumam ser lançadas entre 30 a 60 dias antes do voo, mas caso elas não aconteçam, você corre o risco de pagar mais caro. Veja se as companhias costumam fazer promoções com frequência para Porto Alegre.
  • Quando a viagem é durante a alta temporada, que em Gramado ocorre em julho e dezembro, você pode até tentar achar preços mais baixos com certa antecedência, mas não espere por grandes promoções. Como é um período com maior incidência de viajantes por conta das férias, provavelmente os vôos já estarão cheios, tendo preços baixos ou não, por isso não há motivos para as companhias aéreas realizarem promoções.
  • Quem viaja durante a baixa temporada pode pagar, em média, até 30% a menos do que quem viaja na alta temporada, independentemente do tempo de antecedência da compra, isso sem contar a facilidade de encontrar promoções ainda mais vantajosas.
  • Outro fator que pode influenciar no valor das passagens é o dia da partida. Voos durante terça, quarta e quinta-feira costumam ser mais baratos, enquanto as partidas no sábado, domingo e segunda-feira podem ter preços mais altos.
  • Outra possível desvantagem de comprar passagens com muita antecedência é o risco da companhia aérea deixar de operar o voo no horário que você comprou, sendo necessário se adaptar às alterações.
  • Se você não precisa necessariamente viajar em uma data específica, é ainda mais fácil conseguir promoções. Por isso, quando for procurar por passagens, tente em diferentes datas e horários.
  • Quando as promoções são lançadas, os assentos são vendidos rapidamente, então, se você der a sorte de encontrar, seja decidido e não pense demais para não perder a chance.
  • Se cadastre em sites e use aplicativos que enviam notificações sobre as promoções. Basta colocar seu interesse em passagens para Porto Alegre, assim, se manterá sempre informado.

 

02 Banner Orçamento Personalizado (1)