O que fazer em gramado?

Gramado é um destino que não deixa a desejar quando a questão é montar um roteiro cheio de passeios, pontos turísticos, atrações variadas e excelentes restaurantes. São opções para todos os gostos e idades. A cidade já é naturalmente encantadora e tem tantas atrações, que é impossível não curtir. Para você escolher o que fazer em Gramado e planejar seus dias de férias, selecionamos as principais alternativas:

  1. Avenida Borges de Medeiros

avborgesmedeirosoquefazeremgramado

A Av. Borges de Medeiros é a principal rua da cidade, onde se concentra a maior parte dos restaurantes, bares, cafés, lojas e galerias de Gramado. É uma rua agradável, bonita e organizada e sem dúvida alguma, você a visitará várias vezes durante a viagem. Nessa mesma região estão diferentes pontos de interesse turístico da cidade: a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz de São Pedro, a Praça Major Nicoletti, a Fonte do Amor Eterno e a Praça das Etnias. Em apenas uma caminhada você conhece todos eles!

  1. Lago Negro

O Lago Negro é um lindo lago artificial que fica em um parque cercado por pinheiros e jardins (ainda mais encantadores na época das hortênsias). É ideal para um passeio tranqüilo, para apreciar a natureza, para um piquenique, para fazer uma caminhada e para dar uma volta de pedalinho.

  1. Mini Mundo

O Mini Mundo é um parque que possui réplicas perfeitas de diferentes construções ao redor do mundo, assim como cenários do nosso cotidiano, meios de transporte, objetos, mas tudo em miniatura (24 vezes menores do que a forma original). A riqueza de detalhes impressiona não só as crianças, mas também os adultos.

  1. Museus

Veja quais são os museus e acervos mais visitados de Gramado:

  • Museu de Cera Dreamland: museu com réplicas de artistas e personagens produzidos em cera.
  • Museu A Vapor: uma viagem pelo mundo das máquinas movidas a vapor.
  • Hollywood Dream Cars: dezenas de carros antigos e bem conservados.
  • Super Carros: acervo de carros modernos, mas além de poder contemplá-los, os visitantes também podem alugá-los (Porsche, Ferrari, Camaro e Lamborghini, por exemplo).
  • Espaço Cultural Museu do Trem: localizado no edifício que sediava a antiga Estação Férrea Várzea Grande, possui acervo de fotos, objetos e móveis.
  1. Snowland

Snowplay_Snowland

O Snowland é um parque de neve que chega a temperaturas negativas e que oferece diferentes atrações divertidas como esqui, snowboard, patinação no gelo, tubing, simulador, entre outros brinquedos e apresentações para crianças. São mais de 16 mil metros quadrados de parque, indicado para qualquer idade, desde que o objetivo seja se divertir.

  1. Fábricas de chocolate

Gramado é a cidade do chocolate! Você vai poder conhecer e saborear os diferentes tipos de chocolate das marcas locais tanto em suas lojas, como em suas fábricas. As principais marcas (Prawer, Caracol, Lugano e Florybal) possuem suas fábricas abertas ao público para que todos possam conhecer o processo de fabricação.

  1. Vinícolas

No Brasil, a Serra Gaúcha é a principal região produtora de vinho, por isso a visita às vinícolas é um dos passeios mais aguardados por quem vai a Gramado. Entre as mais próximas da cidade, estão: Ravanello, Seganfredo, Jolimon, Dunamis e Masotti. Faça uma visita guiada e conheça as plantações, o processo de produção, o local de armazenamento e, claro, desfrute das degustações.

Mas se tiver tempo e quiser explorar mais o universo dos vinhos, não deixe de ir até o Vale dos Vinhedos, a 120 km de Gramado (próximo a Bento Gonçalves), onde estão as maiores vinícolas da serra: Miolo, Casa Valduga, Lídio Carraro, Angheben e Almaúnica.

  1. Parques Infantis

Além das opções já citadas, a diversão da criançada não para por aí. Veja alguns dos parques infantis que elas vão adorar conhecer: Alpen Park, Gramado Zoo, Vale dos Dinossauros e Aldeia do Papai Noel.

  1. Parque do Caracol e Parques da Serra (Canela)

1rd

As atrações de Canela acabam entrando no roteiro da maioria dos viajantes que vão a Gramado, pois as duas cidades são muito próximas, estão apenas a 15 km de distância. Portanto, considere incluir os pontos turísticos de Canela no seu roteiro, a começar pela famosa Cascata do Caracol, com 131 metros de queda livre. O nome é devido ao rio, que visto de cima possui o formato de um caracol.

Para conhecer a cascata há duas opções: pelo mirante do Parque do Caracol (ou por uma escadaria com mais de 900 degraus que leva até a base) e pelo passeio de teleférico dos Parques da Serra.

  1. Parque da Ferradura (Canela)

O Parque da Ferradura é um parque ecológico com trilhas e mirantes com vista para um surpreendente cânion de 420 metros de profundidade por onde passa o Rio Caí. É um lugar ótimo para passar um tempo e curtir a natureza.

  1. Passeio de Maria Fumaça (Bento Gonçalves

mariafumaçaoquefazeremgramado

O passeio de Maria Fumaça – uma antiga locomotiva movida a vapor – é um dos mais procurados pelos turistas que vão à Gramado, porém, fica localizado em Bento Gonçalves, a 120 km de Gramado. O trajeto feito pelo trem dura em torno de 2h, percorre 23 km e também passa por Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante todo o percurso os visitantes são entretidos não só pelas paisagens, mas pelas apresentações interativas inspiradas nas tradições italianas (música, dança e teatro) que acontecem dentro dos vagões.

02 Banner Orçamento Personalizado (1)