Onde ficar em Gramado

A estrutura hoteleira de Gramado não deixa a desejar em nada, têm pousadas e hotéis para todos os bolsos e gostos, dos mais simples aos mais luxuosos. Como o turismo na cidade é forte, é bom reservar as diárias com antecedência, assim é possível ter mais opções de escolha e conseguir as melhores tarifas, principalmente se a viagem for durante os períodos de alta temporada, como julho e dezembro.

Por ser uma cidade organizada, bem estruturada e bonita, é difícil ficar em uma região ruim, o que as difere é a localização e a distância para os principais pontos, além do meio de transporte escolhido para utilizar durante a viagem. Para auxiliar na decisão, listamos os principais bairros e algumas das suas características:

Centro

gramado

O comércio de Gramado se concentra no Centro, e percorrer suas elegantes ruas já faz parte do roteiro de todo viajante, por isso, é sempre uma boa opção se hospedar por lá, pois você estará próximo de restaurantes, cafés, lojas, além de diferentes atrações e pontos turísticos e históricos da cidade. É ideal, principalmente, para quem gosta de praticidade e de estar perto do “agito”, podendo sair a pé a qualquer momento. No centro há variedade de hotéis e pousadas de diferentes níveis.

Planalto

O bairro Planalto está há poucos quilômetros do centro e abriga alguns pontos turísticos da cidade, como o Lago Negro, Lago Joaquina Ritta Bier e o parque temático Mini Mundo. É uma área muito arborizada, repleta de jardins, tranqüila e possui um clima mais residencial, apesar de ter vários hotéis. É uma região muito agradável e extremamente charmosa.

Bavária

Bavária é um bairro caracterizado pela herança germânica, presente na arquitetura das casas, cores e ruas. É uma área plana, organizada, arborizada e com amplos jardins. Fica a poucos minutos da região central, próximo ao bairro Planalto e da entrada da cidade via Nova Petrópolis.

Floresta

O bairro Floresta tem um ar de cidade do interior, com algumas casas coloridas, construídas em madeira, com comércio local e predominantemente residencial, mas uma região indicada para quem procura pousadinhas mais econômicas. Está apenas a 1,5 km do centro, e próximo ao ExpoGramado, local onde são realizados diferentes eventos da cidade, como a Feira de Natal e o Grande Desfile de Natal do Natal Luz.

Hospedagem em Canela

maxresdefault

Canela é a cidade vizinha, apenas a 7 km de distância, que também faz parte da rota turística da Serra Gaúcha, é menor e costuma ter preços de hospedagem um pouco mais baixos. Mas se o objetivo for explorar e curtir mais a cidade de Gramado, ficar em Canela só é interessante se a diferença de preços estiver muito relevante e se você pensa em alugar um carro para poder transitar com facilidade entre as duas cidades.

Hospedagem x Transporte

Uma boa forma de escolher a região para se hospedar é saber qual será o tipo de transporte que você vai utilizar durante a viagem. Se você alugar um carro, as diferentes opções de bairros citados acima são super viáveis, rapidamente você vai conseguir ir de um lado ao outro da cidade. Caso vá utilizar transporte público, Uber ou taxi, talvez seja mais indicado se hospedar no centro, assim poderá ir a pé até à avenida principal e também terá acesso mais fácil aos pontos de ônibus.

Obs.: muitos restaurantes e atrações turísticas oferecem transporte gratuito para os clientes. Pesquise quais estabelecimentos oferecem essa facilidade e aproveite!