Os 5 melhores passeios em Gramado

Gramado é uma cidade que, além de ser encantadora por si só, pela beleza de suas ruas, jardins e construções, ainda possui uma vasta lista de lugares interessantes para conhecer e desfrutar, tanto para os adultos, quanto para as crianças. Diante dessas opções, selecionamos os cinco melhores passeios em Gramado para você acrescentar no roteiro.

Caminhar pela Av. Borges de Medeiros e conhecer o Lago Negro

É uma tarefa difícil selecionar apenas alguns passeios, por isso, consideramos que a combinação Av. Borges de Medeiros + Lago Negro são pontos básicos que não podem passar despercebidos.  Caminhar por toda a avenida de ponta a ponta é interessante para conhecer não só os restaurantes, cafés, bares, lojas e galerias, mas também algumas praças, igrejas e monumentos da cidade.

gramado-serra-gaucha-rs

O Lago Negro, localizado em um parque encantador a apenas a 3 km do centro de Gramado, possui vegetação típica da serra gaúcha, uma ampla área verde, pista para caminhada e, claro, um lago, onde a principal atração é alugar um pedalinho.

Parque do Caracol e Parque da Ferradura

1rdA Cascata do Caracol é um dos principais cartões postais de Canela e está apenas a 15 km de Gramado. A cascata tem uma belíssima queda livre de 131 metros e leva esse nome por conta do rio, que visto de cima tem o formato de um caracol.  Para quem quer conhecê-la, há duas opções: pelo Parque do Caracol ou pelo Teleférico dos Parques da Serra. São lugares distintos, mas bem próximos.

No Parque do Caracol há um mirante com vista para a cascata, e para os mais aventureiros, uma escadaria com mais de 900 degraus para conhecer a cascata desde a sua base, além de trilhas ecológicas pelo parque.

Já pelos Parques da Serra é possível admirar a beleza da cascata através de um passeio de teleférico, que possui o formato e a tecnologia de bondinho com capacidade para até oito pessoas. Também conta com um mirante, área de alimentação e lojinhas de souvenirs.

Para quem já está na região, vale a pena seguir até o Parque da Ferradura, que fica no final da Estrada do Caracol. O parque possui três mirantes e seu principal atrativo é a surpreendente vista para um cânion de 420 metros de profundidade, por onde passa o Rio Caí, que possui uma forma semelhante à de uma ferradura. As trilhas para os mirantes são de fácil acesso, mas há também a trilha para quem quer chegar ás margens do Rio Caí, que é bem mais extensa e com um grau de dificuldade maior.

Trem Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça, uma locomotiva movida a vapor, é um dos mais desejados pelos turistas que vão a Gramado, entretanto, ele não acontece por lá e sim em Bento Gonçalves, na região do Vale dos Vinhedos, a 120 km de distância. O trajeto possui 23 km, passa por Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa, e dura em torno de duas horas. Mas o passeio vai muito além dos destinos, a atração é o próprio trem e toda a história que carrega. Durante o percurso acontecem atrações tipicamente gaúchas e italianas dentro dos vagões, como música, teatro e dança. Há alguns tours que incluem almoço e degustação de vinhos.

Tour pelas vinícolas

A serra gaúcha é a principal região produtora de vinho do Brasil, o que torna a visita às vinícolas um dos grandes atrativos de quem vai a Gramado. Entretanto, para quem quer explorar mais esse universo, a dica é ir para o Vale dos Vinhedos onde estão as melhores e maiores vinícolas, como Casa Valduga, Miolo, Lídio Carraro, Almaúnica, Angheben, entre outras. Mas caso você não tenha tempo suficiente ou queira ficar somente por Gramado, também há boas opões de vinícolas: Ravanello, Jolimon, Seganfredo, Masotti e Dunamis.

Todas elas oferecem visita guiada para que os turistas possam conhecer o processo de produção, armazenamento, assim como as lindas plantações, além claro, das degustações.

Snowland

F83_1098

O Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Com temperaturas negativas que variam de -3ºC a -5ºC, o local tem mais de 16 mil metros quadrados e recria um vilarejo alpino com uma montanha de neve destinada à prática de esqui e snowboard. Mas há também outras atrações como tubing (descida de bóia), pista de patinação, simulador 7D, um castelo para crianças, espetáculo, área de recreação, além mirante, lanchonete, restaurante, café e lojinhas.

Essas foram algumas das sugestões dos passeios que estão entre os mais procurados pelo público, mas as opções em Gramado vão muito além, há outros parques, museus e pontos turísticos a serem explorados.