9 Passeios Gratuitos para fazer em Gramado

A cidade é tão charmosa que só de caminhar pelas ruas apreciando a arquitetura e a natureza já se torna um programa e tanto, mas para os que curtem um roteiro cheio de programações, o que não faltam são boas opções. Listamos alguns passeios gratuitos para fazer em Gramado, incluindo alternativas que agradam a todos os gostos.

  1. Avenida Borges de Medeiros

No quesito turismo, a Avenida Borges de Medeiros é a principal da cidade, além de ser também a mais antiga, onde os colonizadores ergueram as primeiras construções. Lá estão reunidos vários restaurantes, cafés, bares, lojas e galerias, mas por si só já é encantadora, tanto pela arquitetura típica com inspiração alemã e italiana, como pela organização, limpeza e todo o charme dos detalhes. Ao longo da avenida também estão algumas importantes praças e igrejas, além do Palácio dos Festivais e a famosa Rua Coberta.

  1. Igreja Matriz de São Pedro

igreja-sao-pedro

A igreja foi idealizada no estilo romano, feita toda de pedras basálticas (mais de 70 mil), além de lindos vitrais. Foi inaugurada em 1942 no dia de São Pedro, padroeiro da cidade, e fica localizada na av. Borges de Medeiros. Facilmente será vista em alguma das suas caminhadas pela cidade.

Horários: todos os dias de 7h30 às 21h

Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2659 – centro

  1. Fonte do Amor Eterno 

Logo ao lado da Igreja Matriz de São Pedro, está a Fonte do Amor Eterno, um dos ícones românticos de Gramado, onde os casais prendem um cadeado com seus nomes para selarem o amor, como na ponte Neuf, em Paris. Acabou se tornando também um cantinho cheio de charme para fotos!

  1. Praça Major Nicoletti

Há diferentes praças em Gramado, e uma das mais interessantes é a Major Nicoletti, em frente à Igreja Matriz de São Pedro. Possui 12 estátuas dos apóstolos em tamanho natural, e também é na entrada da praça que está o famoso relógio/termômetro, onde os turistas sempre fazem uma paradinha para fotos.

  1. Lago Negro

gramado-serra-gaucha-rs

O Lago Negro é parte imprescindível do roteiro de Gramado, não há quem não goste de passar algumas horinhas do dia apreciando a natureza por lá. Além do lago central, onde tem pedalinhos para locação, há uma ampla área verde, muitos pinheiros, pista para caminhada e para bicicletas, lanchonete, bar e lojinha de conveniência.

Horários: todos os dias, 24h (os pedalinhos funcionam de 8h30 às 18h)

Endereço: Rua A. J. Renner – Planalto

  1. Le Jardin

O Le Jardin é um parque de lavandas inspirado nos campos da França, criado por um casal que abriu as portas da propriedade para que os visitantes pudessem contemplar. Além de diferentes espécies de lavanda, há também outras flores e plantas exóticas, uma área verde encantadora, estufas de produção, uma loja temática e um pequeno café. Um dos objetivos do local é divulgar os benefícios terapêuticos, ornamentais e culinários da lavanda.

Horários: de terça a domingo de 9h30 às 17h30 (durante o horário de verão funciona de 10h às 18h)
Endereço: rodovia RS 155 – km 37 – Várzea Grande

  1. Praça das Etnias e Casa do Colono

F83_0219_w1000_h649

A Praça das Etnias, ou Praça das Comunicações, fica ao lado da rodoviária e lembra as antigas praças das cidades de interior. Geralmente sedia alguns eventos como a Festa da Colônia e a Feira do Livro. É na praça também que está a Casa do Colono, um mercadinho rústico com produtos típicos da região, como doces, biscoitos, geléias, sucos de uva, vinhos, pães, chocolates, entre outros.

Horários: de segunda a sexta de 9h às 12h e de 13h às 18h30

sábados, domingos e feriados de 9h às 18h30

Endereço: Avenida Borges de Medeiros – Praça das Etnias – centro

  1. Fábrica de chocolates Prawer

Em Gramado você vai encontrar diferentes marcas locais de chocolate, assim como fábricas, lojas e até museu do chocolate. Entretanto, nem todas têm entrada gratuita como a Prawer, a primeira fábrica artesanal do Brasil e com mais de 40 anos de história. Apesar de ter diferentes pontos de venda pela cidade, sua loja de fábrica é aberta para que o público possa conhecer todo o processo de fabricação do chocolate.

Horários: visitação – segunda a sexta de 8h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h
Endereço: avenida das Hortênsias, 4100

  1. Espaço Cultural Museu do Trem

Para quem curte história, o Museu do Trem fica localizado no prédio (hoje restaurado) que sediava a antiga Estação Férrea Várzea Grande. É um espaço que resgata a história da malha ferroviária que chegou a Gramado nos anos 20 e conta com um acervo de fotos, objetos e móveis.

Horários: de segunda a sexta de 9h às 11h30 e de 13h30 às 17h

Endereço: Rua Viação Férrea, 165