Como chegar em Gramado saindo de Imperatriz-MA?

Apesar do Maranhão e do Rio Grande do Sul estarem em extremos opostos do país, não há dificuldade para quem quer curtir todas as delícias da serra gaúcha. A maneira mais prática de chegar em Gramado saindo de Imperatriz – MA, é através de voos que saem do Aeroporto de Imperatriz Prefeito Renato Moreira com destino à Porto Alegre. Entretanto, pela distância, sempre haverá uma escala, provavelmente em São Paulo ou em Brasília, sendo possível até mais de uma parada, dependendo da companhia aérea e do voo escolhido.

Ao pousar em Porto Alegre, o seu destino final já estará próximo. A distância da capital à Gramado é de 130 km e há diferentes maneiras de chegar até lá: carro, ônibus, transfer ou taxi.

De carro do aeroporto de Porto Alegre a Gramado

Alugar um carro ainda no aeroporto é uma boa opção caso a sua intenção seja utilizá-lo durante toda a viagem para passear pela cidade e pela região. Há duas rotas para chegar até Gramado, a mais rápida e a mais bonita. A distância das duas é praticamente a mesma, entretanto, a mais rápida tem mais trechos duplicados e possui menos curvas.

  • A rota mais rápida:

Ao sair de Porto Alegre pela BR 116, passará por Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo até pegar a saída pela BR 239 em direção a Taquara. A partir de Taquara começa a RS 115, que vai direto até a entrada de Gramado pela Avenida Borges de Medeiros.

  • A rota mais bonita:

rota

Esse nome é devido aos longos trechos de natureza exuberante, por isso também é conhecida como Rota Romântica. Entretanto, essa rota possui muitas curvas, por isso se torna mais lenta. A diferença para a mais rápida, é que saindo pela BR 116, ao passar por Novo Hamburgo, você deve continuar pela mesma estrada ao invés de ir para a BR 239.  A partir de então, começará a passar por cidadezinhas colonizadas por imigrantes alemães e belas paisagens ao longo de todo o caminho. Ao chegar em Nova Petrópolis, é só seguir pela BR 235 até Gramado, chegando ao destino final pelo tradicional pórtico da Avenida das Hortênsias.

O trajeto completo desse percurso passa por 14 municípios da Serra Gaúcha: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

De ônibus do Aeroporto de Porto Alegre a Gramado

Se o objetivo é gastar menos, também há a opção de ir de ônibus até Gramado. A viação Citral tem linhas que fazem o trajeto entre a rodoviária de Porto Alegre até Gramado e Canela, e algumas dessas linhas realizam parada no aeroporto. Portanto, consulte os horários no site da empresa e caso compre o bilhete online, assim que desembarcar procure o guichê da Veppo (localizado no saguão de desembarque do aeroporto) para emitir a sua passagem.

Obs.: o ônibus passa pelo embarque, no piso superior.

De transfer do Aeroporto de Porto Alegre a Gramado

Você também pode optar pela comodidade de ir de transfer do aeroporto até Gramado. Diferentes agências de turismo oferecem esse traslado, que pode ser feito em van ou ônibus. Também é possível conseguir um carro privativo, dependendo de quantas pessoas estiverem viajando com você.

De taxi do Aeroporto de Porto Alegre a Gramado

Se você prefere a praticidade de chegar e simplesmente entrar em um taxi e seguir viagem, sem ser necessário reservas, essa também é uma opção válida. Diversos taxistas fazem esse trajeto seguindo valor de tabela, geralmente com carros que levam até quatro passageiros, mas é possível negociar por preços menores com pagamento em dinheiro diretamente com os motoristas.