Quando ir a Gramado

A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é uma área de forte influência cultural de imigrantes alemães e italianos, que se reflete principalmente na arquitetura e na gastronomia, de grande produção de uvas e vinhos e com uma desenvolvida indústria turística. Entre as principais cidades da serra, está Gramado.

Apesar de originalmente ser conhecido como um lugar de inverno, se tornou um destino para visitar o ano inteiro, pois além da beleza natural da cidade, possui atrações suficientes que não dependem do clima. Portanto, a frequente pergunta “Quando ir a Gramado?” é simples de ser respondida: seja outono, inverno, primavera ou verão, sempre é uma boa época.

Gramado no inverno

inverno_em_gramado

O inverno, assim como o Natal Luz, é o período de alta temporada, quando a cidade é mais procurada por casais e famílias que querem desfrutar de baixas temperaturas. Por estar no sul do país, como por seus 830 metros de altitude, as precipitações são comuns o ano todo, mas com médias menores durante o inverno.

A temperatura mínima média é de 8ºC e a máxima de 17ºC, entretanto, devido às frentes frias, a temperatura chega a 0ºC ou até menos, podendo ocorrer geadas. Essas temperaturas se expandem além dos meses de inverno e incluem também o outono, podem ser recorrentes de abril a setembro, sendo junho e julho os meses mais frios.

Gramado no verão

gramado-julho-divulgacao-prefeitura

Apesar de todo o charme da serra durante o frio, o verão em Gramado não deixa a desejar. Além do Natal Luz, que acontece de outubro a janeiro, a primavera e o verão são épocas ideais para quem quer apreciar a beleza das milhares de hortênsias coloridas presentes em cada canto da serra. Também é durante o verão que as videiras estão carregadas de uva, um ótimo período para visitar as vinícolas da região.

A temperatura média entre novembro e março é de 25ºC a 28ºC, e a mínima gira em torno de 18ºC. As chuvas podem ser mais fortes em outubro, dezembro, janeiro e fevereiro.

Natal Luz

O Natal Luz é um importante evento de Gramado, considerado como o melhor destino de Natal no Brasil, e a cada ano atrai mais turistas devido à beleza e à estrutura de suas atrações, conquistando públicos de todas as idades. Além de toda a decoração da cidade, há um espetáculo a céu aberto com show de sons, luzes, fantasias e fogos de artifício. O Natal Luz acontece entre outubro e janeiro, e se a sua intenção é visitar a cidade durante essa época, reserve o hotel e os ingressos para os shows com antecedência.

Páscoa em Gramado

O chocolate é outra forte característica de Gramado, são diferentes fábricas e lojas que ganham ainda mais destaque durante a Páscoa.  A cidade ganha uma decoração temática, com ovos e coelhos por todos os lados e, por ser feriado, é um período de grande procura pelos turistas. Quanto à temperatura, pode girar em torno de 15ºC a 18ºC.

Festival de Cinema de Gramado

O famoso Festival de Cinema de Gramado, realizado anualmente no Palácio dos Festivais, é um dos principais eventos do gênero no país e costuma acontecer em agosto. Além de atores, diretores, roteiristas e apreciadores da arte, a cidade também recebe turistas interessados nas diferentes e badaladas festas que acontecem durante o festival.