Orlando é uma cidade que pode ser muito bem aproveitada o ano todo, mas se você puder planejar e escolher a melhor época, com certeza vai conseguir desfrutar ainda mais de todas as atrações. Enfrentar filas é comum em qualquer período, só nos 4 parques da Disney a média é de 120 mil visitantes por dia, entretanto, há variações durante o ano. Na hora de definir a data, leve sempre em consideração dois fatores: o clima e a lotação dos parques.

Clima em Orlando

A média anual de temperatura da cidade gira em torno de 23ºC e por estar na Flórida, que fica no sudeste do país, o frio não chega a ser tão intenso como em outras regiões. No hemisfério norte as estações são sempre ao contrário do Brasil, enquanto aqui é verão, lá é inverno, e vice-versa.

Durante o inverno, a época mais seca, a temperatura média é de 17ºC, mas é possível pegar uma queda (janeiro costuma ser o mês mais frio), assim como dias quentes. Ou seja, esteja preparado para mudanças de clima. Já no verão, a temperatura média é de 28ºC, podendo facilmente ultrapassar os 30ºC (principalmente em julho e agosto), além de grande possibilidade de chuvas.

Obs.: durante o inverno alguns parques fecham suas atrações com água.

Lotação dos parques em Orlando

Como a maioria dos viajantes que vão para Orlando estão em busca de diversão nos parques temáticos, é sempre bom já ir preparado psicologicamente para enfrentar filas. Todos os dias do ano os parques são tomados por turistas do mundo inteiro, mas existem determinadas épocas em que é possível transitar tranquilamente e não gastar suas preciosas horas em filas. Por isso a opção mais indicada é fugir dos feriados e recessos escolares dos Estados Unidos. Veja quais são os principais:

  • Natal e Réveillon: entre a semana que antecede o Natal e até a primeira semana após o Réveillon costuma ser o período de lotação máxima nos parques.

Dica: as festas comemorativas são realmente mágicas e inesquecíveis, se você estiver disposto a encarar a multidão, não deixe de ir, porque as celebrações ocorrem em apenas dias específicos. Mas se quiser desfrutar da decoração de Natal e conhecer as programações que acontecem somente nesse período, vá no começo de dezembro, quando os parques ainda não estão tão abarrotados.

  • Spring Break e Páscoa: a temporada de Spring Break é como uma “mini férias” dos estudantes americanos. As datas variam, mas são sempre entre março e início de abril, geralmente emendando com a Páscoa. Por isso, os parques costumam ficar lotados nessa época.

 

  • Férias de verão: nos EUA as férias de verão são as mais extensas, ocorrem em junho e julho até meados de agosto, por isso os parques costumam ficar lotados, sem contar com as altas temperaturas.

Obs.: dia 4 de julho é o feriado da independência, o que costuma gerar uma lotação ainda maior.

Dica: se você só pode viajar em temporada de férias escolares aqui do Brasil, prefira ir para Orlando em dezembro ou janeiro.

Além dos principais períodos descritos acima, existem outros feriados do calendário americano em que os parques tendem a encher, mas nada que precise mudar o rumo da sua viagem.

16/01 – Martin Luther King Jr. Day

20/02 – President’s Day

29/05 – Memorial Day

04/09 – Labor Day

31/10 – Halloween

23/11 – Thanksgiving Day

Melhor época para ir para Orlando

Depois de analisar o clima e a lotação dos parques, chegamos à conclusão de que em alguns meses do ano é possível transitar com mais calma pelas principais atrações e pegar um tempo mais ameno e agradável: maio, setembro, outubro e novembro.

Maio: prefira as primeiras semanas para evitar pegar o Memorial Day (última segunda-feira do mês) e o início das férias de verão. Temperatura média: 26ºC.

Obs.: nessa época ainda está acontecendo o Flower & Garden, o festival anual de jardinagem da Disney.

Setembro: parques mais vazios, temperatura média de 28ºC e ainda é possível pegar chuvas.

Obs.: de setembro a novembro acontece o Food & Wine Festival, um festival de gastronomia no parque Epcot. São diversos quiosques representando países ou regiões do mundo com comidinhas e bebidas típicas.

Outubro: o clima já está mais ameno, temperatura média de 23ºC, parques tranquilos e dá para aproveitar os eventos especiais de Halloween.

Novembro: tempo fresco, temperatura média de 20ºC e filas pequenas, a não ser na última semana, por causa do feriado de Thanksgiving.

Dica: em novembro começa o Mickey’s Very Merry Christmas Party, a festa de Natal da Disney.