Praias, festas, compras, diversão, lazer… talvez essas sejam as definições mais comuns sobre Miami, mas a cidade também não deixa a desejar para quem tem interesse por arte e cultura, pois possui diversas opções de museus. Nós selecionamos os principais, agora basta decidir quais deseja incluir no seu roteiro:

Pérez Art Museum Miami

O Pérez Art Museum é um dos mais conhecidos da Flórida, antigamente era chamado de Museu de Arte de Miami, o MAM, mas foi reinaugurado em 2013 e recebeu um novo nome. O foco é a arte contemporânea, e as obras dos artistas do século 20 e 21 ganham maior predominância, entretanto, além do acervo, algumas de suas exposições são trocadas regularmente, garantindo sempre rotatividade e novidades. O interessante design do prédio e seus jardins são outros destaques para quem o visita, além da sua vista para a baia e para o porto de Miami.

Saiba mais sobre o cronograma de exposições no site: www.pamm.org

Bass Museum of Art Miami

O Bass Museum of Art é um museu de belas artes criado em 1963, que possui mais de 3 mil obras barrocas, renascentistas e é o único museu da Flórida que possui obras do período egípcio. Além disso, também abriga diversas obras de arte contemporânea. O museu está instalado no antigo edifício da biblioteca de Miami Beach e sua arquitetura é Art Deco.

Conheça mais do The Bass: www.thebass.org

MOCA – Museum of Contemporary Art North Miami

O MOCA é um pequeno museu de arte contemporânea localizado em North Miami, com apenas dois ambientes, entretanto, é um espaço especialmente bonito e que abriga obras de artistas já estabelecidos no mundo das artes, assim como aqueles que possuem grande potencial de reconhecimento. As exposições são temporárias e a rotatividade é grande, o MOCA tem cerca de 10 exposições por ano e é conhecido por apresentar novas tendências.

Fique por dentro da programação através do site: www.mocanomi.org

MDC Museum of Art + Design

O Miami Dade College Museum of Art and Design abriga obras de artes visuais que seguem a linha contemporânea, moderna e pós-moderna. É um local que cresce e dá espaço para artistas de forma expansiva, já que o objetivo é fornecer estruturas abertas, críticas e colaborativas para a experimentação artística e ações culturais. Além disso, frequentemente o MDC serve de palco para eventos, shows e palestras.

Para mais informações, acesse: www.mdc.edu

Villa Vizcaya Museum and Gardens Miami

O museu é uma antiga mansão de férias de James Deering, com estilo europeu, 34 quartos e lindos jardins inspirados na Itália. A mansão é aberta para visitação, sendo possível conhecer e admirar toda a arquitetura, decoração e obras de arte do antigo proprietário. Além de muita história, o Villa Vizcaya tem um restaurante, uma loja de lembranças e é um ótimo lugar para curtir o dia ao ar livre.

Miami Children’s Museum

O Miami Children’s Museum é uma ótima alternativa de passeio para quem viaja com crianças, ele é dividido em diferentes espaços e cenários, como navio, mini-hospital, supermercado, banco, posto policial, entre outros. É como se fosse uma pequena cidade de simuladores e exposições interativas em que as crianças podem brincar e aprender, é mais um parque / brinquedoteca do que um museu propriamente dito, e costuma agradar mais as crianças menores.

Miami Science Museum & Plane

O museu foi criado em 1949, oferece galerias totalmente dedicadas à ciência e aborda diferentes temas. Mas o que mais chama a atenção dos seus visitantes é o fato de suas exposições serem interativas, além de propor experimentos, apresentações e espetáculos de teatro. Outra atração é o seu planetário, interessante para quem quer aprender mais sobre o universo e contemplar as estrelas e planetas pelos telescópios. 

Confira a programação e os horários das atividades: www.miamisci.org

Wynwood Walls

O Wynwood Walls não é – de fato – um museu, mas é uma galeria de arte a céu aberto que merece uma visita. Localizado no bairro Wynwood, abriga muros de grafite / street art de artistas renomados, como os brasileiros Os Gêmeos. O criador do projeto, Tony Goldman, resolveu transformar um distrito cheio de armazéns em uma tela gigante, com o objetivo de reunir a maior arte de rua já vista em apenas um lugar, dando assim, mais visibilidade e respeito a esse tipo de trabalho.

Romero Britto Central Art Gallery

Romero Britto é um artista internacionalmente conhecido por suas obras repletas de cores e alegria. A galeria fica na badalada Lincoln Road e é onde estão seus diversos quadros, esculturas e diferentes artigos para venda.