Diante de um litoral repleto de cenários paradisíacos, os principais passeios para os turistas em Maceió são as próprias praias. Em algumas, mais próximas da cidade, dá para fazer um bate-volta tranquilamente, mas não ache que dá para traçar o litoral todo, será mais cansativo do que prazeroso. Caso não faça os passeios de carro ou ônibus, o que não faltam são empresas oferecendo tours pela região.

Dos lugares mais lindos e turísticos de Alagoas estão Maragogi e São Miguel dos Milagres, e se você chegou até Maceió, não perca a chance de conhecer. Mas se programe para ir e ficar mais tempo, não considere apenas como uma opção de passeio, porque é longe e é necessário um período mais longo para conseguir aproveitar. Mas além dessas possibilidades, fizemos uma seleção de quatro passeios saindo de Maceió que podem te interessar.

Piscinas naturais de Pajuçara

As piscinas naturais ficam apenas a 2 km da praia, são formadas por bancos de areia repletos de corais, mas somente durante a maré baixa. O trajeto até lá é feito através das jangadas, que saem diretamente de Pajuçara e duram em torno de 10 a 15 minutos. Ao chegar, são ancoradas e os turistas descem para nadar junto dos peixes e corais. Não é um passeio demorado, já que depende totalmente da maré. O valor varia em torno de 150,00 a 200,00 por jangada, com capacidade máxima de 6 pessoas.

Mirante do Gunga e passeio de buggy até as falésias 

Além da praia em si, quem vai até o Gunga não pode deixar de ir no mirante que fica dentro da área de um restaurante chamado, propositalmente, de Mirante do Gunga. Olhando de baixo, é possível que você não aposte na ideia, mas a vista é de tirar o fôlego, um “mar” de coqueiros com a praia ao fundo.

Outro passeio muito indicado é até as falésias coloridas, que pode ser feito de buggy ou de quadriciclo, que saem diretamente do estacionamento da praia, passam por um coqueiral e de repente você está imergido entre as falésias e o mar. É de tirar o fôlego. Dura em torno de 1h e os guias param para que os turistas subam nas pedras e apreciem a paisagem.

Passeio pelo Rio São Francisco

O famoso Velho Chico tem a nascente em Minas Gerais, mas passa por diversos estados e, entre eles, Alagoas e Sergipe, onde acontece um encontro do rio com o mar. Para chegar até lá, é necessário, primeiramente, ir até a Piaçabuçu – 130 km de Maceió – e do cais da cidade partem os barcos até a foz do Rio São Francisco. Viajar para Maceió é uma ótima oportunidade de conhecer essa beleza tão ímpar, com um cenário repleto de dunas, coqueiros e lagoas azuis. É um percurso longo por conta da distância, entretanto, uma experiência única.

Passeio para Dunas de Marapé

Dunas de Marapé fica em Jequiá da Praia, a 65 km de Maceió, e o acesso é feito de barco até o encontro do rio com o mar. Águas transparentes, recifes, coqueiros, estrutura com barracas e restaurantes, passeios de buggy pelas falésias de areias coloridas, passeios a cavalo e trilhas ecológicas, são algumas das atrações que você encontrará em Marapé. O tempo aproximado de trajeto é de 1h30.