Se tem uma coisa que Santiago sabe oferecer, é uma boa experiência gastronômica. Aproveite a estadia para mergulhar no paraíso dos pescados e dos frutos do mar, assim como em outros diferentes pratos típicos do Chile. Mas, além da tradição, também tem uma diversidade de restaurantes que representam a culinária internacional, principalmente a peruana. Selecionamos alguns lugares pra você incluir no roteiro da sua viagem e se deliciar!

Liguria

O Liguria é muito conhecido não só pelos turistas, mas também é querido pelos locais, ou seja, já é um bom sinal. O menu apresenta opções da culinária chilena e italiana, mas uma das especialidades mais recomendadas, são os petiscos, entre eles o tradicional sanduíche Barros Luco e o pastel de choclo (que de pastel não tem nada, é como se fosse um escondidinho). São 3 filiais em bairros diferentes, mas o que tem o ambiente e a decoração mais “turisticamente atraente” é o do bairro Providencia (Luis Thayer Ojeda 19, Providencia).

pastel-de-choclo
Pastel de Choclo

Bar Nacional

Esse é o tipo de lugar em que você tem certeza que está conhecendo comidas típicas, tradicionais e que realmente estão presentes no dia a dia dos chilenos. Opções diversas e muito bem servidas. O local é simples, mas possui mais de 55 anos de história… vale muito a experiência (Huérfanos 1151, Centro).

Peumayen Ancestral Food

No Tripadvisor o restaurante aparece em primeiro lugar na lista dos melhores da cidade, é uma boa alternativa para quem gosta de propostas diferentes e nada convencionais. Os pratos seguem a linha moderna, mas com grande influência da culinária ancestral chilena, repletos de criatividade, misturas surpreendentes e toques especialmente regionais (Constitucion 136, Bellavista).

Panko

O Panko é a fusão entre o Peru e o Japão, e é um dos lugares mais recomendados da cidade. A diferença é que ele está em um minúsculo estabelecimento – tem apenas 9 lugares – onde é possível apreciar não só os pratos, mas também toda a preparação, é conhecido como um “laboratório gourmet”. O restaurante proporciona uma experiência diferenciada, ideal para quem gosta de conhecer coisas novas, pois foge da culinária tradicional (Jose Victorino 53, Lastarria).

Mestizo

O restaurante tem uma arquitetura moderna, elegante, e fica dentro do Parque Bicentenário, o que já garante um visual super agradável (por isso, recomendamos que vá durante o dia). Mas é claro que o principal é o menu, recheado de opções da culinária chilena, entre elas o famoso pastel de jaiba (carangueijo), que como já dito acima, não é o pastel que conhecemos no Brasil, parece mais com um escondidinho (Av. Bicentenario 4050, Vitacura).

Sarita Colonia

O Sarita Colonia é a junção da história do Peru com a gastronomia, é um ambiente grande, muito característico, cheio de detalhes e (bem) descolado. O menu apresenta diversas opções de pratos tradicionais peruanos, assim como as mais modernas invenções (Loreto 40, Bairro Recoleta).

Bocanariz Vino Bar

Essa é uma daquelas experiências indispensáveis para quem vai a Santiago e deseja apreciar e conhecer os melhores vinhos chilenos, são mais de 400 rótulos e uma carta premiada. O carro chefe da casa são os trios de degustação, além de um menu recheado de delícias para acompanhar (José Victorino Lastarria, 276, Lastarria).

Terraza K

O restauante fica no rooftop do hotel Luciano K, mas é aberto a todo o público. O ambiente é charmoso, com uma decoração criativa, e por estar no topo, tem uma bela vista para a cidade. O cardápio abrange tapas, saladas, carnes, sanduíches, massas, entre outros (Merced 84, Bairro Lastarria).

Galindo

O Galindo segue a linha “botecão”, com comida tradicional, simples e caseira. É um clássico de Santiago, tanto para os turistas quanto para os próprios chilenos. O local é super agradável e é recomendado tanto para almoço, jantar ou apenas para beliscar (Dardignac 98, Recoleta).