Assim como em todo o Nordeste, Alagoas tem uma culinária forte e característica, e como um bom viajante, nada melhor do que se deliciar com a comida típica da região… é mais uma chance de tirar proveito dessa experiência turística por completo.

É carne de sol com macaxeira, cuscuz, peixada, caldinho de sururu, lagosta, mungunzá, baião de dois, entre outros diferentes sabores. As boas opções de restaurantes, quiosques e bares se estendem por todo o litoral, mas focamos na região central e separamos algumas sugestões para ajudar nas suas escolhas gastronômicas.

Bodega do Sertão

A Bodega do Sertão, no bairro de Jatiúca, é o lugar ideal para você conhecer mais da cultura nordestina, o ambiente é rústico, aconchegante, com decoração típica do sertão, assim como os pratos, doces, artesanatos e cachaças. O que não falta é variedade e fartura.

Imperador dos Camarões

Um tradicional restaurante de Maceió, com uma cozinha regional contemporânea, ambiente agradável e muito frequentado. Pratos bem servidos, entre eles o famoso e original Chiclete de Camarão, conhecido em todo o país. Atualmente, o Imperador tem duas unidades, uma na praia de Pajuçara, e a outra, mais nova e sofisticada, na Av. Dr. Antônio Gouveia.

Picuí

O Picuí é conhecido pela tradição das comidas típicas, como carne de sol assada na brasa, feijão-de-corda, macaxeira, pirão de queijo coalho, baião de dois, paçoca, cocada de colher, sorvete de tapioca, entre outros. O lugar ideal para sentir o verdadeiro sabor nordestino. Fica no bairro de Jaraguá.

Akuaba

O Akuaba, localizado em Jatiúca, é especializado em peixes e frutos do mar, com grandes influências baianas. Entre os principais pratos está a moqueca, que além de peixe, leva mexilhão, polvo, camarão, e é finalizada com banana-da-terra, arroz e farofa de dendê. Comida com qualidade excepcional e preço justo.

Bistrô Fernandes

É o famoso BBB, bom, bonito e barato, no bairro do Farol. O ambiente é pequeno, agradável e acolhedor, os pratos tem influência regional e internacional, são mais refinados e com boa variedade, vão dos frutos do mar às carnes.

Maria Antonieta

Restaurante italiano, inspirado nas receitas tradicionais de família, com pratos bem elaborados que têm como objetivo, resgatar receitas antigas e especiais. O ambiente é mais sofisticado e o atendimento é muito bem avaliado pelos clientes. Considerado um dos melhores da cidade, localizado em Jatiúca.

Armazém Guimarães

Quer uma boa pizza? Aposte nessa sugestão. Assada no forno a lenha, massa de espessura média e borda alta, com 50 sabores e molho de tomate fresco. Tem duas unidades, uma em Jatiúca, e outra em Cruz das Almas, no Parque Shopping.

Divina Gula

O Divina Gula já tem uma longa história em Maceió, muito tradicional e conhecido pela comida mineira, mas também muito influenciada pela nordestina. Uma mistura que deu certo! O restaurante fica em Jatiúca, é agradável, bem decorado, com diferentes ambientes e capacidade para até 400 pessoas.

Wanchako

O Wanchako é um restaurante peruano, referência nacional na categoria, também localizado em Jatiúca, e com decoração típica do Peru. Os pratos são bem elaborados, saborosos e com ingredientes de primeira.