Se você tiver tempo para explorar os arredores de Santiago, a dica é ir até Valparaíso e Viña Del Mar, um passeio muito comum entre os turistas. São cidades vizinhas que ficam no litoral do Chile, a 130 km de distância da capital, por isso, é fácil conhecê-las de uma só vez em um bate-volta, mas se você puder, fique um dia em cada lugar para conhecer com mais calma e aproveitar cada uma delas.

Valparaíso recebeu o título de patrimônio mundial da UNESCO, é uma cidade histórica, com muitas construções antigas, portos, morros e ladeiras. A graça está em caminhar pelas ruas, praças e cerros, explorando a arquitetura e as descobertas bem características e próprias do lugar, que inicialmente dá a impressão de ser meio caótico, mas é cheio de charme. Os principais pontos turísticos são o Mercado Municipal, o Porto, a Plaza Sotomayor, Plaza Simon Bolívar, Plaza Victoria, a Catedral, o Cerro Concepción, o Museu a Céu Aberto e o Museu La Sebastiana (casa do poeta Pablo Neruda).

Viña Del Mar é conhecida como “Cidade jardim”, é um balneário muito frequentado pela elite de Santiago, possui uma diversidade de hotéis e restaurantes, ruas charmosas, palácios e parques. Apesar de ser colada em Valparaíso, é completamente diferente. O Relógio das Flores é o famoso cartão postal da cidade, mas existem muitas outras atrações: Parque Quinta Vergana, Castelo Wulff, Cassino Municipal de Viña Del Mar, Museu Fonck, as praias Viña Del Mar, Reñaca, Salinas, Acapulco e Caleta Abarca.

Como ir de Santiago para Valparaíso e Viña Del Mar?

Existem diversas agências de turismo em Santiago que além do transfer, também fazem um tour guiado pelas cidades (normalmente saem no início da manhã e voltam a noite), mas você também pode alugar um carro e ir por conta própria, visitando o que realmente te interessa e curtindo o visual da estrada. A última opção é ir de ônibus, porém, não menos interessante, pois funciona bem e é a mais econômica. Eles saem praticamente de 15 em 15 minutos do Terminal Alameda (existem outros, mas esse é o principal), além de ter todo o conforto necessário, a viagem é tranquila e rápida, dura cerca de 1h30.

As duas cidades estão apenas a 8 km de distância uma da outra e esse trajeto entre elas pode ser feito de ônibus, por diferentes linhas, ou de metrô, que é a forma mais prática. Ou seja, mesmo para quem não vai de carro até o litoral, não há dificuldades para conhecer e se locomover por lá.

Se a ideia for ficar pelo menos um dia em cada lugar e pernoitar, escolha a cidade que tenha mais a ver com você, pois como já foi dito, apesar de serem coladas, são bem distintas.

Dica: se você for fazer essa viagem de carro, conheça também a cidade Emiliana, famosa por suas vinícolas Emiliana, Casablanca e Casas Del Bosque. Está localizada a 70 km de Santiago, na mesma estrada que leva a Valparaíso e Viña Del Mar.