Ao programar uma viagem, normalmente leva-se em consideração a estação e as temperaturas de determinado período do ano, mas Buenos Aires é o tipo de lugar que em qualquer época é possível aproveitar, não há restrições. Então caso não possa escolher o mês ideal de suas férias, não se preocupe, apenas se informe para levar o tipo de roupa ideal e programar um bom roteiro. Cada estação oferece uma experiência diferente na cidade.

Os meses de alta temporada na capital argentina são durante o verão e o inverno. O verão acontece entre dezembro e fevereiro, e é extremamente quente. A temperatura pode chegar a 38ºC e com níveis muito altos de umidade, o que intensifica ainda mais o calor. Mas a vantagem é que no verão os dias são mais longos, ótimo para turistas que gostam de bater perna.

Já no outro extremo da alta temporada, está o inverno, que é mais severo entre junho e agosto. Prepare-se para temperaturas baixas e tempo seco, podendo chegar a 0ºC nas madrugadas mais frias, e 20ºC é o máximo que o termômetro pode atingir. O comum, é que durante o dia estabilize entre 10ºC e 15ºC.

Quanto às tão temidas chuvas, podem ser recorrentes em todo o ano, mas são mais escassas entre maio e setembro. Se a intenção for pegar dias com o clima bem agradável, sem ter que se preocupar com os extremos, a dica é viajar durante a primavera (setembro, outubro e novembro) ou outono (março, abril e maio).

Buenos Aires em feriados e épocas festivas

Reveillon

A maioria dos portenhos viaja para a praia e não celebra a virada na capital, então não se espante pelo clima tranquilo caso vá passar o Reveillon em Buenos Aires, e nem espere por grandes queimas de fogos e shows, a prefeitura não faz esse tipo de ação. Quando tem, é realizada por festas particulares ou restaurantes. Para participar dessas festas – as mais badalas são em Puerto Madero, Palermo e San Telmo – pesquise com antecedência e caso queira cear, há ótimas opções de restaurante, mas faça sua reserva para garantir. A vantagem de viajar para Buenos Aires nessa época, é que é mais fácil de encontrar promoções de passagens aéreas.

Dica: não esqueça que na Argentina dia 1 de janeiro também é feriado, então descarte as possibilidades de ir à museus, restaurantes e lojas.

Carnaval

Nas terras portenhas também existe o feriado de Carnaval, mas é mais um feriado comum como todos os outros, não há blocos de rua e nem trio elétrico, mas existe a Murga, que é um ritmo musical e uma manifestação cultural trazida pelos espanhóis. É o carnaval à moda antiga. As bandas de Murga se apresentam nas ruas, normalmente, nos lugares mais turísticos. Fique atento ao montar o roteiro, pois como também é feriado por lá, pode ser que em alguns dias o comércio e pontos turísticos estejam fechados.

Datas e eventos importantes em Buenos Aires

  • Abril: Festival de Cinema Internacional de Buenos Aires

São 10 dias de evento, com dezenas de exibições de filmes internacionais, atrai muitos espectadores e nomes da indústria cinematográfica.

  • Agosto: Festival Mundial de Tango de Buenos Aires

O festival (e campeonato) mundial de Tango é uma grande referência do gênero e recebe dançarinos do mundo inteiro. Durante o festival acontecem espetáculos, competições, aulas e projeções.

  • Setembro: Feira de Vinhos e Bodegas

Produtores de vários lugares da Argentina se concentram em Buenos Aires para o evento. Além de você ter a possibilidade de conhecer mais variedades e comprar bons vinhos com preços baixos, o evento também conta com palestras, atividades gastronômicas e workshops.