Se você ainda não conhece Maceió, a capital que faz parte dos 230 km de extensão do belíssimo litoral alagoano, é interessante entender primeiro sobre a localização e características das praias, para depois decidir onde se hospedar e traçar o roteiro da sua viagem. As praias se dividem em três categorias: urbanas, litoral Norte e litoral Sul. Em sua maioria, seguem o mesmo padrão: água morna e cristalina, coqueirais e piscinas naturais.

Praias Urbanas:

As praias urbanas, diferente de outros lugares do país, são tão lindas quanto as mais afastadas, conhecidas pelos diversos tons de azul e por ter uma orla extensa, bonita e muito bem estruturada. Mas, infelizmente, em determinadas épocas do ano, todas as praias da região central ficam impróprias para banho. As principais são: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

Pajuçara

A praia de Pajuçara é o centro turístico da cidade, onde encontra-se a maior quantidade de hotéis, restaurantes, bares, lojas, agências de turismo e a tradicional feirinha de artesanato. Possui diversas opções de barracas e quiosques, e é de lá que partem as jangadas para as piscinas naturais, a dois quilômetros da costa.

Ponta Verde

Fica entre Pajuçara e Jatiúca, considerada por muitos como a mais bonita da zona urbana e com melhor estrutura. As duas barracas mais conhecidas ficam em Ponta Verde, a Lopana e a Kanoa. É uma área da cidade um pouco mais sofisticada, bonita e arborizada.

Jatiúca

Como não é protegido por recifes, o mar de Jatiúca é um pouco mais agitado do que nas outras praias urbanas, então, é mais frequentada por surfistas. E, apesar de ser um bairro bem mais residencial do que turístico, é onde estão algumas das melhores opções gastronômicas da cidade.

Litoral Sul de Maceió

As praias mais procuradas e conhecidas de Maceió são as do litoral Sul, que dependendo da localização, podem ser visitadas em um bate-volta, mesmo estando hospedado no centro urbano. São várias praias dentro dessa extensão, mas focamos nas principais: Praia do Francês, Barra de São Miguel, Praia do Gunga e Coruripe.

Praia do Francês

A praia do Francês está apenas a 18 km de Maceió e é um dos principais destinos turísticos não só de Alagoas, mas de todo o Nordeste, portanto, tem inúmeras alternativas de hospedagem. O lado esquerdo da praia é protegido por recifes, o que torna o mar muito tranquilo, e é onde estão as barracas mais completas e estruturadas. O lado direito já não tem tantas opções e, por ser mar aberto, é mais agitado.

Barra de São Miguel

Está a 30 km de Maceió, e a proposta já é um pouco diferente: mais natureza e menos barracas.  É considerado o balneário da elite alagoana, e um dos lugares mais gostosos para tomar banho de mar na região. Na maré baixa se formam as piscinas naturais e, na maré alta, as ondas chegam com força total. É de Barra de São Miguel que saem os passeios de barco para a praia do Gunga e para a Lagoa do Roteiro.

Praia do Gunga

A praia do Gunga está a 40km de Maceió e é a mistura de dois visuais exuberantes: na ponta esquerda está a Lagoa do Roteiro, com areia branca, água tranquila, piscinas naturais e, do outro lado, mar aberto, falésias e um extenso coqueiral. Além da paisagem que se tornou cartão postal, a praia tem uma boa estrutura de barracas, e também tem um centrinho onde ficam os restaurantes, bares e lojas. O acesso é por barco, partindo de Barra de São Miguel, ou de carro, pela Fazenda Gunga (AL-101 Sul).

Coruripe

Coruripe é um vilarejo de pescadores a 85 km de Maceió, rústico, tranquilo e sem aquele turismo maçante dos outros lugares. Ainda é pouco conhecido e não tem a mesma estrutura das outras praias, mas mantém o padrão do litoral Sul: mar cristalino, areia branca e coqueirais.

Litoral Norte de Maceió

O litoral Norte de Maceió tem mais uma diversidade de praias lindas, que são bem preservadas, mantendo um estilo mais rústico, entre as principais estão: Guaxuma, Riacho Doce, Pratagy e Ipioca. Entretanto, são menos frequentadas pelos turistas do que as do litoral Sul. Após os limites desse lado do litoral, começa a Costa dos Corais (ou Rota Ecológica), com destinos entre Paripueira e Maragogi, chegando até a divisa com Pernambuco.

Guaxuma

Guaxuma está apenas a 8 km do centro, tem muitas casas de veraneio e é muito frequentada pelos moradores da cidade. Tem boa estrutura de quiosques e restaurantes, e o mar pode ficar levemente agitado dependendo da maré.

Riacho Doce

Riacho Doce é o “centrinho” do litoral Norte de Maceió, um vilarejo rústico de pescadores a 14 km do centro, com bares e restaurantes. Entretanto, o mar é mais agitado e com muitas pedras, aconselha-se curtir a praia logo ao lado, Garça Torta.

Pratagy

É a continuação da Praia da Sereia e está perto da foz do Rio Meirim, a 16 km da região central, cercada por coqueiros, areia dourada, águas cristalinas e uma boa infraestrutura na praia.

Ipioca

Ipioca está a 24 km da área central, é a última praia dentro dos limites de Maceió e, é considerada uma das mais bonitas do litoral Norte, com o mar em tons de verde e muitas piscinas naturais. É a praia mais frequentada da região, tem boas opções de hospedagem e abriga a Hibiscus, considerada uma das melhores barracas de praia da cidade.