Além do típico turismo em Buenos Aires, a ida até a Argentina é uma ótima oportunidade de conhecer outros lugares que estão ao redor da capital. São passeios rápidos e viáveis. Selecionamos quatro destinos bate-volta, caso você tenha um tempinho a mais para embarcar nessas sugestões.

Montevidéu

Que tal conhecer dois países em uma viagem só? Montevidéu, capital do Uruguai, é um destino muito turístico, e o que o separa da Argentina é apenas o Rio de La Plata. O trajeto pode ser feito de avião, carro, ônibus, mas, sem dúvidas, a forma mais prática e barata, é de barco, que sai de Puerto Madero. Atualmente, três empresas fazem esse percurso, mas a Buquebus é a mais confiável e oferece dois horários de partida durante o dia.

Montevidéu é uma cidade grande, cheia de história e muito interessante culturalmente. Claro que um dia de passeio é pouco, mas dá para conhecer a maioria dos pontos turísticos. Nossa sugestão é que você comece pela principal praça da cidade, Plaza Independencia, onde está o Palácio Salvo, o Teatro Solís, e logo à frente, a Puerta del Ciudadela, onde inicia-se a Ciudad Vieja (Centro Antigo). Siga caminhando pelas ruas exclusivas para pedestres com lojinhas, barraquinhas, cafés, e vá até o Mercado Del Puerto, onde você encontrará especialidades da cozinha Uruguaia. Para finalizar, vá para a Plaza Constitución, onde fica a Igreja Matriz da cidade.

Colonia Del Sacramento

Colonia Del Sacramento faz parte do Uruguai e está a 100 km de Buenos Aires. É uma cidadezinha aconchegante, calma e charmosa, fundada por Portugueses, que preserva as ruas de pedras e casarões antigos, lembra muito as cidades históricas do Brasil.

O trajeto é feito de barco pelo Rio de La Plata, e a partida é em Puerto Madero. A rota dura em torno de 1h e, atualmente, existem três empresas que oferecem esse serviço. A sugestão é que você faça um passeio à beira-rio, depois vá para o centro histórico, na Plaza Mayor, onde fica a maior parte dos restaurantes. A partir dali explore todas as ruazinhas do entorno e, se possível, fique até o sol se pôr, um dos espetáculos mais comentados de Colonia.

La Plata

La Plata fica a 70 km de Buenos Aires, mas não confunda com Mar Del Plata, que é bem mais distante. É uma cidade relativamente nova, bonita, bem planejada, e apesar dos seus quase 700 mil habitantes, tem um clima bem interiorano.

A maneira mais fácil de chegar é de ônibus, que pode ser pego na Estação Retiro, em Buenos Aires, ou você pode embarcar no ônibus 129 da linha comum, que passa na Av. 9 de Julho. O trajeto dura em média 1h. Também é possível ir de trem, que parte da Estação Constitución, com saídas a cada 30 minutos.

Entre as principais atrações da cidade está a Catedral de La Plata, uma igreja imponente, no estilo gótico, em que é possível subir em uma de suas torres e ter uma visão ampla da cidade, o Museu Nacional de Ciências Naturais, o Estádio Único de La Plata, o mais moderno do país, o Zoo de La Plata e a República de Los Niños, ótimo para crianças.

Tigre

Tigre fica, aproximadamente, a 30 km de distância de Buenos Aires, e o trajeto é feio de trem, saindo da Estação Retiro, durando em média, 1h. É uma cidade pequena e suas principais características são as flores e as ilhas, por esse motivo, a melhor época para visitá-la é na primavera. A sugestão para aproveitar o dia é o passeio pelo rio Tigre, a ida ao Museu de Arte do Tigre, ao Porto de Frutos e ao Cassino Trilenium.

San Isidro

Entre as opções de destino bate-volta, esse vai ser o mais perto. San Isidro fica apenas a 20 km de Buenos Aires, é uma cidade pequena e aconchegante. Suas principais atrações são a Catedral central no estilo neogótico, com quase 70 metros de altura, a Villa Campo, uma antiga casa de campo que pertence à família de uma famosa escritora argentina, considerada patrimônio da Unesco, o Museu Del Juguete, o Hipódromo de San Isidro e claro, andar pelo centrinho para conhecer o comércio local.

O trajeto pode ser feito de trem, partindo da Estação Retiro, ou de ônibus, linha 60. O tempo é de aproximadamente 40 minutos.