Jericoacoara ou simplesmente Jeri, pertence ao munício de Jijoca, no Ceará, e fica a 300 km de Fortaleza (CE). Pela distância da capital já dá para perceber que não é um destino fácil de chegar. Além do tempo, as estradas também não são da melhor qualidade, o que deixa o trajeto mais lento. Mas tudo isso faz Jeri ser ainda mais especial, é um paraíso isolado, o percurso vale a pena.

Primeiramente, é interessante ressaltar que ir de carro particular não é uma empreitada aconselhável, não só pela estrada, mas também pelos 23 km de – muita – areia, já que não há asfalto entre Jijoca e Jeri. A ideia só é válida no caso de veículos adaptados à essas condições, com um motorista que tenha experiência nesse tipo de trajeto, e que tenha alguém para guiar o caminho, pois não há sinalização. A outra opção, mais recomendável, é deixar o carro em um estacionamento em Jijoca e contratar um transporte até Jericoacoara.

Agora, vamos às alternativas mais comuns para quem desce no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Após chegar à cidade, você tem duas possibilidades: ir até a rodoviária e pegar um ônibus até Jijoca (e de lá pegar um pau de arara até Jeri), ou contratar um serviço de transfer 4×4 que te pega no local combinado, aeroporto ou hotel, e vai direto ao destino final.

De ônibus para Jericoacoara

Os ônibus partem do Terminal Rodoviário de Fortaleza (Engenheiro João Tomé), que fica apenas a 8 km do aeroporto, e os preços são de acordo com a classe, convencional ou executivo. Hoje, variam entre 70,00 e 90,00. O trajeto dura em torno de 6h a 7h, e o destino final é Jijoca. Ao chegar lá, é necessário pegar uma jardineira até a vila de Jericoacoara, que custa, em média, de 15,00 a 20,00 por pessoa.

De transfer 4×4 para Jericoacoara

A viagem de transfer 4×4 é um pouco menos cansativa pelo conforto do carro e mais rápida, dura em torno de 4h. Os valores, atualmente, são de 150,00 a 200,00 por pessoa (o trecho), no caso de carro compartilhado entre quatro a seis pessoas. Outra vantagem, é que o transfer pega o passageiro no local combinado, aeroporto ou hotel, e leva até ao lugar da hospedagem em Jeri. Se você puder pagar por esse serviço, não pense duas vezes, escolha a comodidade.