Tiradentes é uma das mais agradáveis cidades coloniais de Minas Gerais, Com muita história, gastronomia de primeira e diversas atrações, até mesmo nos seus arredores, é uma unanimidade. Considerada por muitos a Paraty sem mar, ao mesmo tempo que tem aquele clima encantador de cidade pequena e pacata, ela oferece um leque de atrações culturais e gastronômicas incrível. Além de sempre ter algo novo para conhecer o que se transforma em mais e mais motivos para retornar à cidade.

captura-de-tela-2017-01-20-as-11-07-57

A estrutura hoteleira também é excelente, e uma vez por ano acontece o sensacional Festival Cultural e Gastronômico de Tiradentes, que se passa no inverno, quando a cidade fica cheia. Para quem ainda não conhece, alguns programas “obrigatórios” para fazer em Tiradentes são, por exemplo, a visita à Igreja Matriz de Santo Antônio. O cartão postal mais famoso de Tiradentes, é também o ponto turístico mais visitado e provavelmente umas das arquiteturas mais bonitas da cidade.

captura-de-tela-2017-01-20-as-11-18-00

Já o Chafariz de São José é um dos monumentos mais antigos. Uma bela construção, por muitos considerado o chafariz mais bonito de Minas. Data de 1749, possui três fontes cujas funções originais eram fornecer água potável para a população, servir como local para lavar roupas, e como bebedouro para animais. Virou ponto turístico que também faz parte do circuito do passeio de charrete, também muito popular em Tiradentes.

captura-de-tela-2017-01-20-as-11-20-49

Como a gastronomia em Tiradentes é um de seus pontos fortes, não deixem de provar o famoso leitão à pururuca do Luíz Ney. Já foi até considerado o melhor do Brasil. E também o mais concorrido. É preciso fazer reserva na Villa Paolucci para saborear a receita exclusiva do renomado Luíz Ney.

Já nos arredores, é possível visitar lá perto a pequena e muito pacata cidade de Bichinho, onde o artesanato é a grande atração, ou então fazer um dos passeios mais tradicionais de Minas. O trajeto de trem de Tiradentes até São João del Rey, proporciona uma charmosa viagem de maria fumaça e leva a uma cidade encantadora, também com muita história ara contar. São João del Rey, além de ter sido muito importante para política do país, já que grandes nomes saíram dessa cidade, possui um casario antigo bem conservado e muito bonito de se observar. Além de igrejas, solares,

praças públicas que guardam a história de muitos escravos e de um Brasil colonial que foi muito marcante em Minas. Esses dois passeios são possíveis de fazer indo e voltando no mesmo dia. Assim, à noite o turista já está de volta para curtir a noite e o friozinho de Tiradentes!