Viajar é sempre uma delícia, mas existe uma parte essencial e da qual nem todo mundo gosta: arrumar as malas!

Como garantir que você está levando tudo que irá precisar, sem deixar nada para trás, de forma organizada e sem precisar de uma bagagem gigantesca? Parece impossível, mas não é! Anote as dicas seguintes e nunca mais sofra!

• Antecedência sempre

Quando se fala sobre o sucesso de uma viagem, as palavras “antecedência” e “planejamento” sempre aparecem. Ao fazer as malas, isso não é diferente!

Tente começar uma semana antes, assim, se você for se lembrando de novos itens que precisa levar, terá tempo de colocá-los na mala. Arrumar a bagagem às pressas é a forma mais fácil de deixar algo para trás!

• O poder da lista

Faça uma lista de tudo que você precisará. Se for arrumar as malas de outras pessoas (marido/esposa/filhos), faça uma lista para cada um.

Antes de colocar tudo no papel, leve em consideração se onde você estará existe a possibilidade de lavar roupas. Se não houver, será necessário levar peças suficientes para todos os dias.

• Só o necessário

Não caia na tentação de levar o guarda-roupa inteiro! É possível, sim, sobreviver apenas com o essencial. Na hora de selecionar as roupas, procure considerar o clima do seu local de destino, as atividades que você fará por lá e se pretende participar de algum evento.

• Miniaturas

Para quem não abre mão dos seus shampoos, cremes e outros cosméticos, uma dica preciosa: vá até uma loja de embalagens e compre miniaturas de frascos para colocar os produtos. Por fim, use etiquetas adesivas para identificar cada coisa. Assim, você leva tudo sem ocupar muito espaço!

• Colocando tudo na mala

Primeiro passo: escolha uma mala com o tamanho ideal para a quantidade de pessoas e o tempo que passarão viajando. Os modelos retangulares são os mais fáceis de encontrar e são eficientes.

Comece colocando as calças esticadas no fundo da mala e com as pernas para fora (depois de colocar todas as peças, as pernas são dobradas em cima). As bermudas e shorts vêm logo depois, seguidas pelos vestidos, que devem ser dobrados o mínimo possível. As camisetas são as próximas e depois de fazer a dobra tradicional, enrole-as para otimizar o espaço.

As roupas íntimas devem ser colocadas em saquinhos individuais, de plástico ou TNT. O mesmo vale para as roupas de banho, caso sejam levadas. Sapatos também podem ser colocados em sacos e, se precisar levar muitos pares, o melhor é uma mala separada.

• Dicas extras

Escolha roupas mais básicas e versáteis, que sejam fáceis de combinar;

Leve um estojo com carregadores e cabos de aparelhos eletrônicos;

Não se esqueça dos itens de primeiros socorros! Prepare uma necessaire com medicamentos básicos e itens para fazer um curativo, caso seja necessário;

Leve um saco grande onde possa colocar as roupas sujas para trazê-las de volta;

Tenha um case só para os documentos de todos que estão indo viajar e certifique-se, antes de sair de casa, que não está ficando nada para trás.