Existe um lugar na Região dos Lagos, Estado do Rio de Janeiro, que deixa a todos que o visitam de queixo caído. Algumas de suas praias são consideradas as mais belas do Brasil (e quem sabe do mundo!), e o mar ali está classificado com um dos melhores pontos de mergulho do mundo.

Esse lugar é a paradisíaca Arraial do Cabo. A cor da água é de um azul poucas vezes visto, o mar é tranquilo e o contato com a natureza é grande. É comum nadar e avistar tartarugas. Sem contar que frequentemente os passageiros dos saveiros locais tem a sorte grande de avistar baleias orcas, que acompanham o ritmo dos barcos. É incrível.

Veja dicas do que fazer enquanto estiver passeando pela cidade:

Passeio de saveiro: O tour dura cerca de 3 horas e meia, com saídas de manhã e à tarde. O trajeto passa por praias cujo acesso só é possível via barco ou trilha. Não é exagero dizer que o mar que esse local apresenta é de um tom caribenho, de tão transparente que são suas belas águas.

captura-de-tela-2017-01-18-as-18-01-59

Praia do Pontal do Atalaia: um paraíso que já ao longe no barco conseguimos avistar. Essas praias exclusivas têm visitação e tempo de permanência controlado pela Marinha, o que é necessário para preservar o local. Em cada praia nós paramos cerca de 40 minutos. E como nessas praias não há nenhuma estrutura, é bom levar protetor solar, água e uma canga.

Prainha da Ilha do Farol:   Mesmo a água sendo mais fria do que encontramos no resto do Rio de Janeiro, é irresistível mergulhar nesse mar cristalino. Mas no verão com o calor bastante forte, a temperatura não fica tão gelada.

Gruta Azul: Um dos pontos mais famosos de Arraial, é possível ir até lá durante o passeio de barco. Além dessa, existem diversas outras grutas que são avistas do mar, enquanto estamos à bordo. São formações rochosas impressionantes, abrigos para diversas espécies de aves.

Fenda de Nossa Senhora: Todos os turistas querem passar por ali. Os barcos costumam ir até a fenda também e param lá alguns minutos para fotos. Uma fenda enorme no meio das rochas que formam as pequenas ilhas de Arraial do Cabo. Existe muita lenda em torno da imagem de Nossa Senhora que se encontra ali. Cada barco conta sua versão!

Praia do Forno: Geralmente é a última parada dos passeios de barco. Mas também é acessível por terra. Então, é uma ótima pedida, uma praia com estrutura de bares e restaurantes. Passe um dia por ali curtindo o mar, praticando stand up paddle, e depois aproveite para saborear o almoço durante longas horas de tranquilidade com o seu grupo em uma das barracas da Praia do Forno.